Cascavel

Câmara Mirim: O que pensam as crianças sobre a cidade e a política?

A indicação, assinada por todos os vereadores e vereadoras para que se torne um doc...

09 out 24 - 21h31 Atualizado 10 out 24 - 13h54 Redação SOT
Câmara Mirim: O que pensam as crianças sobre a cidade e a política?

No próximo sábado, dia 12, vai ser o Dia das Crianças e os preparativos são para garantir muita festa, presentes e brincadeiras. Porém, existe um assunto que as crianças entendem muito bem e pouca gente presta atenção: a política. Prova disso é a atuação das 21 crianças cascavelenses eleitas para a Câmara Mirim e que nos últimos meses têm mostrado que sabem muito bem o que acontece em suas comunidades e dão suas opiniões sobre a organização da cidade. 

Nesta quarta-feira (09), no gabinete do presidente Alécio Espínola, as crianças da Câmara Mirim entregaram ao prefeito Leonaldo Paranhos um documento com todas as indicações que fizeram a partir da observação da realidade de seus bairros e distritos. A indicação, assinada por todos os vereadores e vereadoras para que se torne um documento oficial, trata de educação, saúde, meio ambiente, segurança, lazer, transporte rural e muitas outras demandas que são bastante pertinentes.

O prefeito recebeu as indicações e assegurou que cada pedido será encaminhado para a secretaria responsável. “Na segunda, na reunião que temos com o secretariado, vamos abordar estas demandas. É um trabalho muito importante que a Câmara tem feito com os estudantes e a consciência que eles demonstraram ao trazer estas reivindicações, mostra que os resultados são muito positivos”, comentou.

Alécio Espínola, que instituiu o programa no Legislativo há dois anos, explica que “as crianças, que representam as escolas públicas e privadas de Cascavel, passaram a frequentar a Câmara e se familiarizar junto com suas famílias e escolas deste espaço de poder e decisão”. 

“Nós fizemos esta provocação aos estudantes desde o processo de seleção: Como vocês pensam que Cascavel pode ser ainda melhor? O que você vê no seu bairro, na sua escola, nos serviços que sua família utiliza, que é importante?”, detalha Francielle Cordeiro, que representa a organização do projeto. 

Veja quais foram as demandas apresentadas pelos vereadores mirins:

1.        Ampliar as vagas de estacionamento em frente às escolas;

2.        Mais segurança nos bairros e unidades escolares;

3.        Na escola Atílio Destro: asfalto na rua lateral, reforma e pintura geral da escola, que está com paredes descascando. Instalação de ar condicionado nas salas de aula. Guarda Patrimonial na escola e rondas de guardas municipais e polícias para coibir o vandalismo e furto de fios. Construção de um parquinho para crianças menores;

4.        Aumento dos patrulhamentos das forças de segurança na região Sudeste e Sul de Cascavel;

5.        Estudo para melhorar o trânsito do bairro Cascavel Velho;

6.        Escola Irene Rickli: novo parquinho, aquisição de rede para trave da quadra de esportes e aumentar o número de professores e zeladoras;

7.        Bairro Veneza, região Sul: melhorar o trânsito, instalação de semáforos e recape asfáltico das ruas;

8.        Asfaltamento e manutenção das estradas rurais do Distrito de São Salvador, pois em dias de chuva os alunos ficam sem ir pra escola pelas más condições das vias. Fiscalização e manutenção dos ônibus do transporte escolar rural, pois muitos têm bancos quebrados, cintos de segurança danificados, e tornar a limpeza mais frequente;

9.        Escola Municipal do Campo Carlos de Carvalho, no distrito de São Salvador: Construção de uma quadra coberta, reforma do piso, construção de mais salas de aula para instalação de laboratório de ciências e outros projetos. Construção de refeitório e realização de paisagismo no entorno da escola, e ainda a reforma dos muros e das grades;

10.      Construção de uma área de lazer para a comunidade de São Salvador.

11.      Melhoria da sinalização de trânsito e a iluminação no Centro;

12.      Realizar a revitalização do asfalto nas ruas do Bairro Cancelli, que estão com muitos buracos; realizar roçada e podas de árvores e melhorar a iluminação pública do bairro.

13.      Melhoria da sinalização de trânsito no entorno da Escola Francisco Vaz de Lima

14.      Melhorar a segurança no bairro Interlagos;

15.      Construir um abrigo para os animais de rua;

16.      Escola Francisco Vaz de Lima: disponibilizar um guarda para a segurança e construir muro;

17.      Contratar mais médicos nos postos de saúde para melhorar a saúde – Região Norte;

18.      Criar mais espaços públicos voltados para crianças no Bairro São Cristóvão

19.      Reforma total do Ginásio Francisco Pian no bairro são Cristóvão na região Leste da cidade, pois hoje ele está com banheiros e vestiários sujos e entupidos, teto com muitas goteiras em dias de chuva o local fica sem condições de uso e sem segurança para os atletas;

20.      Realizar a reforma e ampliação da Escola Diva Vidal no bairro Maria Luiza, incluindo a construção de quadra de esportes e laboratório para as crianças.

21.      Realizar a revitalização da Rua Rio da Paz e melhorar o trânsito, pois sempre acontecem muito acidentes e atropelamentos envolvendo pedestres e animais nesta localidade Bairro Universitário, Região Sul.

22.      Instalação de redutor de velocidade em frente à Escola Teotônio Vilela para que os o local seja mais seguro.

23.      Rondas policiais e da guarda municipal nas ruas do Bairro Canadá para aumento da segurança local;

24.      Bairro Canadá: construção de um salão social para atender a população, construção de espaços de lazer para as crianças e jovens; fiscalização dos órgãos públicos na construção de calçadas no bairro, pois estas estão irregulares;

25.      Guarda patrimonial na escola Teotônio Vilela, inclusive aos finais de semana para que a escola não seja vandalizada como já ocorreu, quando furtaram torneiras, estragaram extintores e pixaram a escola;

26.      Instalação de ar condicionados nas salas de aula da Escola Teotônio Vilela, construção de um mini auditório e de um laboratório de ciências, ampliação dos corredores e fechamento lateral para proteger nos dias de chuva;

27.      Realizar a revitalização do asfalto nas ruas do Bairro Novo Milênio.

28.      Promover campanhas ecológicas de conscientização para população não jogar lixo nas ruas da cidade, fazer o descarte correto do lixo e reciclagem e cuidar das praças e locais públicos.

29.      Aumentar aulas extras nas escolas para todas as crianças com oferta de diferentes esportes e dança como balé.

30.      Reforma da quadra de esportes da escola Hércoles Bosquirolli.

31.      Fiscalizar os terrenos baldios no bairro FAG – Santo Inacio na região oeste. Maiores cuidados com as áreas públicas como limpeza da vegetação e a melhoria na sinalização de trânsito do bairro.

32.      Utilizar os terrenos vazios para fazer espaços de lazer e parques na cidade.


Câmara Mirim  - O programa Câmara Mirim, da Câmara de Cascavel, é uma das iniciativas que ajudam a tornar a educação política mais acessível às crianças, escolas e famílias e também a formar cidadãos mais conscientes e preocupados com seu município.

Com atividades pensadas para sua faixa etária, de oito a 10 anos, a equipe do Legislativo trabalha a história política do país, suas instituições e as leis que regem a sociedade, utilizando desenhos, vídeos, cartilhas e muitas atividades práticas.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.