Foz do Iguaçu

Como medida preventiva, Divisão de Inspeção Municipal autoriza o abate sanitário de aves apreendidas

Animais foram apreendidos pela Polícia Federal durante operação realizada na Ponte...

11 out 24 - 16h42 Redação SOT
Como medida preventiva, Divisão de Inspeção Municipal autoriza o abate sanitário de aves apreendidas

A Divisão de Inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário autorizou o abate sanitário de 250 aves nesta sexta-feira (11). Os animais foram apreendidos pela Polícia Federal durante uma ação de fiscalização na aduana da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Após a apreensão, a Polícia Federal solicitou o apoio do órgão municipal.

O médico veterinário da Divisão de Inspeção Municipal, Therbio Teixeira Moreira, explica que a falta de comprovação de origem dos animais oferece risco à saúde da população e dos animais de toda a região. “A medida de sacrificar as aves foi necessária porque a circulação de aves sem procedência sanitária representa um risco à saúde humana e também é uma forma de prevenir a influenza aviária”, acrescenta. A influenza aviária é uma doença altamente infecciosa, de rápida disseminação, que causa grandes prejuízos à saúde humana e à economia.

Para garantir a segurança durante todo o processo de descarte, foi autorizada a realização do abate sanitário, um procedimento utilizado para eliminar animais doentes ou potencialmente contaminados, visando proteger a saúde pública. O processo envolve a identificação dos animais e uma avaliação clínica visual. Após a aprovação, os animais são abatidos de forma humanitária em instalações adequadas, seguindo normas de segurança. “O abate sanitário foi realizado em um frigorífico e, em seguida, as aves foram embaladas e enviadas ao aterro sanitário para o descarte adequado”, informou o veterinário.

Via: Assessoria Município de Foz do Iguaçu - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.