A cidade de Cascavel tem se tornado referência no sistema de eletromobilidade para todo o Brasil e também até para países estrangeiros. Na tarde desta segunda-feira (14), o Eletroterminal de Cascavel foi visitado por uma comitiva de três empresas chilenas a Nueva llacolen, San Remo e Rengo Lientur, que souberam do sucesso da operação dos ônibus elétricos em Cascavel e vieram conferir in loco tanto os ônibus padrões quanto os articulados, bem como entender como Cascavel construiu todo o sistema de energia e carregamento do Eletroterminal. A comitiva foi acompanhada por representantes da TEVX Higer e da Transitar.
O diretor de vendas para Américas do Sul e Central da Higer Bus, empresa fabricante dos ônibus elétricos, Marcelo Barella, explica que Cascavel virou um case de sucesso. “ O que foi feito em Cascavel, o projeto, não é um projeto só de ônibus elétrico, pois contempla também toda a parte de infraestrutura: a fazenda solar, a usina e também a infraestrutura de recarga que foi feita aqui. Então, Cascavel fez um plano bem feito, não só de implantar ônibus, mas todo o sistema de energia.”
O complexo de mobilidade elétrica de Cascavel é composto por um Eletroterminal com capacidade para carregar até 15 ônibus simultaneamente, uma usina fotovoltaica que gera energia limpa, e pontos de recarga rápida nos terminais Sul e Leste. E cada vez chama mais atenção de visitantes brasileiros e estrangeiros.
Usina Fotovoltaica - A usina fotovoltaica conta com 5 mil placas solares de 660W cada, totalizando 3.300 kW de potência instalada. Além disso, foram instalados 10 inversores de 250kW e 5 transformadores de 500kW cada. A cabine de entrada conecta a usina à rede da Copel, com 5 saídas, uma para cada transformador, totalizando 2.500 kW de potência. O Município investiu R$ 16 milhões, e a Copel R$ 2,6 milhões.
A energia gerada é suficiente para abastecer os ônibus elétricos, e o excedente será redistribuído para compensação em novas unidades consumidoras do município.
Ônibus Elétricos - Cascavel adquiriu 15 ônibus elétricos — 13 do modelo Padron e 2 articulados. O investimento nos veículos foi de R$ 43,2 milhões, enquanto o eletroterminal recebeu R$ 7,5 milhões em investimentos. Mesmo com todos esses aportes, não houve impacto na tarifa do transporte público.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS