Comitiva chilena visita Cascavel para conhecer mais sobre Eletroterminal e os ônibus Elétricos
Empresas estrangeiras se mostram interessadas no sucesso dos ônibus elétricos em Cascavel...
A cidade de Cascavel tem se tornado referência no sistema de eletromobilidade para todo o Brasil e também até para países estrangeiros. Na tarde desta segunda-feira (14), o Eletroterminal de Cascavel foi visitado por uma comitiva de três empresas chilenas a Nueva llacolen, San Remo e Rengo Lientur, que souberam do sucesso da operação dos ônibus elétricos em Cascavel e vieram conferir in loco tanto os ônibus padrões quanto os articulados, bem como entender como Cascavel construiu todo o sistema de energia e carregamento do Eletroterminal. A comitiva foi acompanhada por representantes da TEVX Higer e da Transitar.
O diretor de vendas para Américas do Sul e Central da Higer Bus, empresa fabricante dos ônibus elétricos, Marcelo Barella, explica que Cascavel virou um case de sucesso. “ O que foi feito em Cascavel, o projeto, não é um projeto só de ônibus elétrico, pois contempla também toda a parte de infraestrutura: a fazenda solar, a usina e também a infraestrutura de recarga que foi feita aqui. Então, Cascavel fez um plano bem feito, não só de implantar ônibus, mas todo o sistema de energia.”
O complexo de mobilidade elétrica de Cascavel é composto por um Eletroterminal com capacidade para carregar até 15 ônibus simultaneamente, uma usina fotovoltaica que gera energia limpa, e pontos de recarga rápida nos terminais Sul e Leste. E cada vez chama mais atenção de visitantes brasileiros e estrangeiros.
Usina Fotovoltaica - A usina fotovoltaica conta com 5 mil placas solares de 660W cada, totalizando 3.300 kW de potência instalada. Além disso, foram instalados 10 inversores de 250kW e 5 transformadores de 500kW cada. A cabine de entrada conecta a usina à rede da Copel, com 5 saídas, uma para cada transformador, totalizando 2.500 kW de potência. O Município investiu R$ 16 milhões, e a Copel R$ 2,6 milhões.
A energia gerada é suficiente para abastecer os ônibus elétricos, e o excedente será redistribuído para compensação em novas unidades consumidoras do município.
Ônibus Elétricos - Cascavel adquiriu 15 ônibus elétricos — 13 do modelo Padron e 2 articulados. O investimento nos veículos foi de R$ 43,2 milhões, enquanto o eletroterminal recebeu R$ 7,5 milhões em investimentos. Mesmo com todos esses aportes, não houve impacto na tarifa do transporte público.