Brasil

Caça F-5 da FAB cai em Natal após problemas nos motores; piloto se ejeta com segurança

A Operação Cruzeiro do Sul, prevista para novembro, reúne aeronaves e pilotos de di...

22 out 24 - 18h46 Atualizado 22 out 24 - 19h12 Redação SOT

Natal (RN) – Um caça Northrop F-5 Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na tarde desta terça-feira (22) em Parnamirim, na Grande Natal. A aeronave, de matrícula FAB 4866, havia decolado da Base Aérea de Natal e participava dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul, maior exercício aéreo da América Latina.

De acordo com informações preliminares, o F-5 apresentou problemas nos motores logo após deixar o solo. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram labaredas saindo da aeronave antes da queda. O piloto, contudo, conseguiu se ejetar a tempo e foi resgatado por uma aeronave Airbus H225M Caracal da FAB. Segundo relatos iniciais, o aviador está bem e teria reportado fogo no motor e emitido sinal de emergência “MAYDAY” antes de acionar o sistema de ejeção.

A queda do caça causou uma grande explosão e uma densa coluna de fumaça, mas não atingiu nenhuma residência. A FAB já iniciou uma investigação para apurar as causas do incidente.

O F-5 Tiger II é um caça supersônico de origem norte-americana, utilizado pela FAB desde a década de 1970. A aeronave é empregada em missões de interceptação, ataque aéreo e reconhecimento.

A Operação Cruzeiro do Sul, prevista para novembro, reúne aeronaves e pilotos de diversos países para treinamentos e simulações de combate aéreo.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/Redes Sociais


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.