PSD expande liderança no Paraná e assume 164 prefeituras nas Eleições Municipais
Com esses resultados, o PSD reforça sua hegemonia no estado e amplia o apoio ao governador Ratinho Junior, ao administrar a maior parte dos municípios paranaenses.

Nas eleições municipais de 2024, o PSD consolidou sua posição como o partido com maior número de prefeituras no Paraná, elegendo prefeitos em 164 dos 399 municípios do estado. O resultado, conquistado com vitórias importantes no segundo turno em cidades como Curitiba, com Eduardo Pimentel, e Londrina, com Tiago Amaral, representa 41% do total de prefeituras paranaenses.
O crescimento marca uma expansão significativa da presença do PSD no estado, já que atualmente o partido administra 122 prefeituras, ou 30,5% do total. Com esse avanço, a legenda do governador Ratinho Junior se distancia ainda mais do Progressistas (PP), que ficou em segundo lugar, com a eleição de prefeitos em 61 municípios (15,2%). Em seguida, o Partido Liberal (PL) ocupa a terceira posição, com 52 prefeituras conquistadas.
Outro destaque das eleições foi a reeleição de Elizabeth Schmidt, do União Brasil, em Ponta Grossa. Com a vitória, o União Brasil passa a governar 30 prefeituras no Paraná a partir de 2025, mesmo número do MDB, empatado na quarta posição.
A configuração das prefeituras do Paraná segue com outros partidos em menor representação, como o Republicanos (16 prefeituras), o PSB (14), e o PSDB (10). Alguns partidos não elegeram nenhum candidato ao Executivo nos municípios paranaenses, como Agir, Avante, Democracia Cristã, Mobiliza (PMN), PCdoB, PCO, PMB, PRTB, Psol, PSTU, PV e Rede.
Distribuição de Prefeituras por Partido no Paraná:
PSD: 164 prefeituras
PP: 61 prefeituras
PL: 52 prefeituras
MDB: 30 prefeituras
União Brasil: 30 prefeituras
Republicanos: 16 prefeituras
PSB: 14 prefeituras
PSDB: 10 prefeituras
Podemos: 8 prefeituras
PDT: 5 prefeituras
PRD: 3 prefeituras
PT: 3 prefeituras
Cidadania: 2 prefeituras
Novo: 1 prefeitura
Solidariedade: 1 prefeitura
Mais Lidas
Publicidade