O Plenário do Legislativo aprovou em primeira votação, na sessão desta terça-feira (29), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as alterações no Plano Plurianual (PPA) para o período de 2022 a 2025. As duas proposições tiveram apenas um voto contrário, da vereadora Professora Liliam (PT), e retornam para votação final na quarta (30), em sessão marcada para as 14h.
O que é a LDO - A Lei de Diretrizes Orçamentárias é uma das três peças que compõem a legislação orçamentária municipal, junto com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o orçamento propriamente dito. A LDO traz todas as ações que devem ser realizadas em 2025, mas de uma forma mais genérica. Já a LOA, que deve ser entregue até o final de novembro, é o orçamento mais detalhado, inclusive discriminando as fontes de recurso. A LDO é o resultado de um trabalho que começa com audiências públicas realizadas com a população e se conclui com a aprovação em Plenário na Câmara.
Etapas do orçamento - O primeiro passo para a aprovação de um orçamento, que representa todo o planejamento de arrecadação e investimentos do município, é o PPA (Plano Plurianual). Neste plano precisam estar previstos de forma detalhada todas as obras, atividades e projetos, receitas e despesas que serão realizadas ao longo do próximo quadriênio. Assim, o Poder Executivo realiza o planejamento de médio e longo prazo.
O passo seguinte é a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) é a última etapa na formulação do Orçamento Municipal, devendo estar em sintonia perfeita com o PPA e com a LDO, os quais foram planejados pelo Poder Executivo, aprovados pelo Poder Legislativo, e apresentados em audiências públicas à comunidade.
Todo o processo precisa seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal e é garantida a transparência da gestão fiscal, com ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público, aos planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias. A população pode e deve ter acesso aos documentos e participar das audiências públicas, fazer questionamentos e tirar dúvidas.
Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS