Uma iniciativa do governo do Piauí está chamando a atenção de todo o país e despertando o interesse de líderes da segurança pública de Cascavel. O projeto, que utiliza um sistema inovador de investigação, conseguiu recuperar mais de seis mil celulares furtados em menos de um ano e reduzir em 44% a ocorrência desse tipo de crime no estado nordestino.
A iniciativa foi apresentada na manhã desta quarta-feira, durante reunião da diretoria da Acic, pelo vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Jurandir Parzianello. O sistema funciona a partir da criação de um banco de dados com o número de identificação (IMEI) de todos os celulares cadastrados pelos proprietários. Através do rastreamento por torres de celular, é possível localizar os aparelhos furtados e recuperá-los.
“O celular se tornou uma extensão de nós mesmos, armazenando dados pessoais e financeiros de grande valor. Por isso, a possibilidade de recuperar um aparelho furtado e reduzir a incidência desse tipo de crime é uma notícia muito positiva”, destacou Siro Canabarro, presidente da Acic.
O diretor de Inteligência para o Desenvolvimento, Jadson Siqueira, explicou que a eficácia do sistema se deve à rapidez e precisão do rastreamento, que permite localizar os celulares furtados em tempo real. “A iniciativa do Piauí demonstra que é possível combater esse tipo de crime de forma eficiente e com resultados concretos”, afirmou.
O vídeo apresentado por Jurandir Parzianello, com o depoimento de um delegado piauiense, detalhou o funcionamento do sistema e os resultados obtidos. A apresentação gerou grande interesse entre os participantes da reunião, que enxergam no projeto uma possibilidade de reduzir a criminalidade e aumentar a segurança da população de Cascavel.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/ACIC
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS