Com 18 votos a 2, o Legislativo aprovou nesta quarta-feira (30) uma moção proposta pelo vereador Pedro Sampaio (PP), em apoio ao projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e que prevê indenização por parte dos indígenas aos proprietários rurais nas situações classificadas pelos deputados como “invasões”. A moção será agora encaminhada aos deputados federais Arthur Lira (PP/AL), presidente da Casa, e Pedro Lupion (PP/PR), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).
“Entre as medidas propostas, destaco a indenização aos proprietários não indígenas pelas perdas causadas por invasões, incluindo prejuízos às safras e o aumento dos custos de manutenção. Ademais, a proposta prevê a suspensão do processo de demarcação enquanto houver ocupação irregular, evitando que os produtores sejam prejudicados por conflitos antes da conclusão do processo”, explicou o vereador proponente da moção.
Pedro Sampaio garante que a intenção dos deputados da FPA, também conhecida na Câmara dos Deputados como Bancada Ruralista, não é retirar direitos dos indígenas. “Essas medidas visam proteger o direito de propriedade e garantir segurança jurídica aos agricultores, promovendo um equilíbrio entre os direitos das comunidades indígenas e a defesa do direito de propriedade”, defende ele.
Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS