Cascavel

Governo do Paraná lança Programa Aprova Paraná Universidades na Unioeste

Neste modelo, as universidades estaduais vão destinar 20% das vagas para alunos da...

07 nov 24 - 18h23 Redação SOT
Governo do Paraná lança Programa Aprova Paraná Universidades na Unioeste

O Governo do Estado do Paraná, por meio das secretarias da Educação (Seed) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), lançou oficialmente nesta quinta-feira (07), o Programa Aprova Paraná Universidades. O evento, que ocorreu na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, contou com a presença do reitor da Unioeste e presidente da Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), Alexandre Webber, dos secretários da Seed, Roni Miranda e da Seti, Aldo Bona, além de reitores das sete universidades estaduais do Paraná.

Neste modelo, as universidades estaduais vão destinar 20% das vagas para alunos da rede pública estadual, por meio do programa, utilizando como critério as notas da Prova Paraná Mais, marcada para os dias 12 e 13 de novembro. A avaliação faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná e tem como objetivo ampliar o acesso ao Ensino Superior e estimular os estudantes do Ensino Médio a seguirem seus estudos acadêmicos.

O secretário da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, Roni Miranda, parabenizou a Unioeste por iniciar o projeto e trazer o ensino superior conectando com a educação básica. “Neste momento temos as sete universidades estaduais participando desse programa onde 20% das vagas serão reservadas para os estudantes através da Prova Paraná Mais, sendo uma grande oportunidade para os jovens ingressarem no ensino superior público paranaense”, diz.

De acordo com o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a parceria entre ambas as secretarias é importante para a aproximação e integração da educação superior e educação básica no Paraná. “A colaboração é fundamental para melhorar a qualidade do ensino e que consiste no aproveitamento dos resultados da Prova Paraná Mais um sistema que a Seed estabeleceu para a avaliar a qualidade da educação do Estado. A experiência que a Unioeste realizou ano passado foi extremamente importante e interessante, se revelando uma iniciativa muito notável para a educação básica e superior”.

“O programa é uma possibilidade que nossos alunos das escolas públicas estaduais do Paraná têm a mais para entrar na Universidade. A discussão já vinha acontecendo ao longo do tempo e nós resolvemos avançar. A partir disso houve um diálogo e discussão em grupo. É muito importante essa parceria com a Seed e a Seti e das sete universidades estaduais do Paraná, trabalhando em conjunto, pois o grande objetivo é o benefício dos nossos jovens”, declara o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber.

A estudante do 3º ano do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, Mariana Teixeira Ramos, pretende ingressar no curso de Ciência Contábeis na Unioeste, através da Prova Paraná Mais. “Acredito que a partir de agora os estudantes vão focar mais e prestar mais atenção na aula, principalmente essa semana que estamos na véspera da prova”.  

O evento contou também com aulão preparatório para os estudantes do terceiro ano do Colégio Estadual Mário Quintana e o Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto de Cascavel que realizarão na próxima semana a Prova Paraná Mais.

Também estiveram presente no lançamento do programa os seguintes reitores e vice-reitores das universidades estaduais: A reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Machado Sirino; vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Airton Jospe Petris; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Fábio Hernandes; vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Ricardo Campos; representantes do Núcleo Regional da Educação de Cascavel, Pró-reitores e diretores gerais dos campi da Unioeste.

Paraná Mais - O estudante após participar da Prova Paraná Mais precisará se inscrever no site do Aprova Paraná Universidades, no momento da inscrição ele terá acesso a nota da prova, a partir disso, os estudantes poderão escolher até dois cursos em cada uma das sete Universidades públicas estaduais, concorrendo assim a reserva de 20% das vagas de todas as Instituições paranaenses.

Via: Assessoria Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.