O Campeonato Paranaense de 2025 terá uma série de novidades e contará com a força dos clássicos para movimentar as arquibancadas. O arbitral da competição, realizado nesta terça-feira (12), definiu o formato e o calendário do estadual.
A principal mudança em relação aos últimos anos é a antecipação do início da competição, que agora terá bola rolando a partir do dia 11 de janeiro. A decisão foi tomada para adequar o calendário estadual ao novo calendário nacional, modificado em função do Mundial de Clubes da FIFA.
A fórmula de disputa se manterá a mesma dos anos anteriores, com 12 equipes disputando a primeira fase em turno único. As oito melhores avançam para as quartas de final, enquanto os dois últimos são rebaixados. A grande final está marcada para o dia 26 de março.
Uma novidade para a edição de 2025 é o retorno do troféu de campeão do interior, que será destinado ao melhor time da região que não a metropolitana de Curitiba. Além disso, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) pretende lançar a Copa Paraná no segundo semestre, com o objetivo de oferecer mais oportunidades aos clubes e garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2026.
O jogo de abertura será um clássico entre Athletico, atual campeão, e Paraná Clube, campeão da Segunda Divisão. A tabela completa da competição será divulgada no dia 22 de novembro.
Os participantes em 2025 são:
Athletico (campeão em 2024)
Maringá FC (vice)
Coritiba (3º)
Operário (4º)
FC Cascavel (5º)
Azuriz (6º)
Londrina (7º)
Cianorte (8º)
Andraus (9º)
São Joseense (10º)
Paraná Clube (campeão da segunda divisão)
Rio Branco (vice da segunda divisão)
Nova competição - A FPF pretende lançar no segundo semestre a Copa Paraná, que será disputada pelos clubes da primeira divisão estadual que não têm vaga nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Também poderão participar equipes da segunda divisão estadual. O torneio vai distribuir uma vaga na Copa do Brasil de 2026. Para esta competição acontecer a Federação exige a participação de pelo menos oito times.
O novo torneio segue o modelo da Copa Paraná ou Taça FPF, que já foi disputada em 1998, 99, 2003, 06, 07, 08, 15, 16, 17 e 19. Em várias edições, o campeão ganhou uma vaga na Série D nacional. Dessa vez, porém, todas as vagas na quarta divisão nacional serão distribuídas no Campeonato Paranaense.
Limite de inscritos - O Campeonato Paranaense de 2025 vai manter a regra de 2024 sobre inscrições de jogadores. Não haverá limite por clube. Os clubes poderão inscrever quantos jogadores quiser até o fim da primeira fase. Além disso, foi definido o limite de nove jogadores estrangeiros por jogo, uma adequação ao regulamento geral de competições da CBF.
Em relação ao VAR, está mantido a utilização do recurso tecnológico para os jogos da semifinal e final. De acordo com o presidente Hélio Cury Filho, existe a possibilidade de antecipar, ainda em 2025, esse modelo também para as quartas de final.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/Redes Sociais
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS