23 de junho de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Cascavel celebra 73 Anos com Almoço dos Pioneiros e Homenagens aos Primeiros Colonizadores

O encontro, exclusivo para os pioneiros que ajudaram a colonizar Cascavel, homenageou aqueles que lançaram as bases para o desenvolvimento do município...

Cascavel celebra 73 Anos com Almoço dos Pioneiros e Homenagens aos Primeiros Colonizadores

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta quinta-feira, 14 de novembro, o tradicional Almoço dos Pioneiros, em comemoração aos 73 anos do município. Em sua 30ª edição, o evento ocorreu no Tuiuti Esporte Clube e reuniu mais de 700 pioneiros que chegaram à cidade até o ano de 1960, celebrando as conquistas e desafios enfrentados na construção da cidade.

O encontro, exclusivo para os pioneiros que ajudaram a colonizar Cascavel, homenageou aqueles que lançaram as bases para o desenvolvimento do município, transformando-o em uma referência regional. O prefeito Leonaldo Paranhos destacou a importância do evento para reconhecer o papel desses cidadãos na história da cidade. Segundo ele, a cerimônia presta tributo não apenas aos pioneiros presentes, mas também aos descendentes e novos moradores, reforçando a gratidão da cidade àqueles que enfrentaram as adversidades para construir o futuro de Cascavel.

O vice-prefeito Renato Silva enfatizou o respeito e a gratidão aos primeiros moradores da cidade, enquanto o futuro vice-prefeito, Henrique Mecabô, ressaltou a importância de homenagear esses cidadãos que desbravaram o território, permitindo que Cascavel se tornasse a cidade moderna e desenvolvida que é hoje.

A Secretaria de Cultura, responsável pela organização do evento, usou registros do Museu da Imagem e do Som Xico Tebaldi e do Museu Histórico de Cascavel para compor o evento, que marcou o início das festividades de aniversário da cidade. O secretário de Cultura, Ricardo Bulgarelli, destacou a importância de homenagear os pioneiros, reconhecendo a relevância de seus esforços na formação do município.

Entre os homenageados, o pioneiro Monair Américo Vieira relembrou os primeiros tempos, quando a cidade ainda era coberta por mato, e expressou sua surpresa com o crescimento de Cascavel. Maria Bombardela Penteado, que chegou em 1958, também compartilhou suas memórias, observando a expansão do município e o desenvolvimento de bairros como o Parque São Paulo, onde vive.

A celebração contou com uma apresentação musical de Gustavo Zago, que reviveu as trilhas sonoras das primeiras décadas da cidade, embalando os pioneiros em uma atmosfera de nostalgia e celebração. O evento, marcado por um clima de confraternização, ficará na memória de todos os presentes, consolidando a tradição de reconhecimento àqueles que ajudaram a construir Cascavel.

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/Redes Sociais - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade