Paraná

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

Com essa atualização, a Jucepar espera proporcionar um serviço mais ágil e eficient...

22 nov 24 - 07h00 Redação SOT
Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos que são recebidos no sistema diariamente.

Com essa atualização, a Jucepar espera proporcionar um serviço mais ágil e eficiente, facilitando o acesso a serviços essenciais para contadores e empreendedores, por exemplo, que são os públicos que mais utilizam o Empresa Fácil. O sistema promete reduzir os tempos de resposta e melhorar a experiência do usuário, tornando o processo de cadastro e arquivamento mais simples e direto.

O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, prevê que a implementação da IA no Sistema Fácil será um acelerador para reduzir ainda mais o tempo para abertura de empresas. “Essa implementação é um passo essencial para modernizarmos nossos serviços. Com essa tecnologia, esperamos agilizar processos e melhorar a satisfação dos usuários”, diz Rigoni.

Atualmente, a maioria dos processos é analisada manualmente por uma equipe da Jucepar. “Com o uso da IA esperamos reduzir o trabalho manual em pelo menos 50%. A ferramenta fará uma pré-análise e destacará os pontos críticos para revisão dos analistas, agilizando significativamente o processo”, explica o presidente da Jucepar.

O recurso humano do órgão ficará responsável pela curadoria do trabalho inicial realizado pela IA, não afetando a necessidade dos servidores para o desempenho de serviços.

O tempo de análise inicial de um processo dura em média 15 minutos. Com a IA, a expectativa é reduzir esse tempo para 2 minutos. “Hoje já somos a segunda Junta mais rápida do Brasil, com um tempo médio de 9 horas e 53 minutos para processamento. Nosso objetivo é reduzir esse tempo para 6 horas até o final da gestão”, afirma.

A fase de testes e treinamento da IA deverá ocorrer até o fim deste ano. A previsão é que a partir de 2025 ela já esteja disponível inclusive para uso do cidadão, exibindo as divergências encontradas antes mesmo dele protocolar o processo, assim como apresentando possíveis conflitos de informações ao analista do processo.

O diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), Christiano Puppi, destaca que a implementação da IA no serviço público estadual costuma gerar desafios, mas que a Jucepar está à frente. “O poder público, em todos os níveis, tem uma dificuldade maior de implementação da inteligência artificial. Mas, a Jucepar, sempre ligada àquilo que é de mais novo e àquilo que é de mais moderno, vendo a necessidade real do empresário que quer cada vez mais rápido que o seu processo seja aprovado aqui, começou a fazer os testes através dos analistas e vogais da Junta. Até janeiro do ano ela vai ser plenamente implementada”, diz.

A iniciativa da Jucepar faz parte de um esforço contínuo do governo paranaense para modernizar e automatizar processos, beneficiando desde a abertura de empresas até a alterações contratuais e registros de livros. Outra novidade é que nesta semana o Conselho de Administração da Jucepar aprovou, por unanimidade, projeto em que o Estado vai reforçar suporte a municípios para agilizar ainda mais a abertura de empresas, dando suporte para que rompam gargalos na etapa local do processo de abertura de novos empreendimentos. 

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Erlon Antunes/EPR Comunicação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.