Em solenidade realizada na noite de ontem (25), 152 servidores da Secretaria de Educação de Cascavel foram diplomados após participarem do Curso de Gestão das Emoções e Saúde Mental. O evento, realizado no Teatro Emir Sfair, no Centro de Convenções e Eventos, celebrou a conclusão de uma jornada de aprendizado e desenvolvimento pessoal.
O curso, segundo a secretária de Educação, Marcia Baldini, teve como objetivo principal auxiliar os profissionais da educação a lidar com as demandas do cotidiano e a desenvolver habilidades para uma gestão emocional mais eficaz. "Este curso contribuiu para transformar a vida dos profissionais da educação e trouxe habilidades necessárias para saber lidar com as situações de forma mais produtiva e saudável”, diz a secretária.
O dia a dia na escola é desafiador, e muitas vezes os profissionais se deparam com situações que geram estresse e desgaste emocional. Este curso os equipou com ferramentas para lidar com essas situações de forma mais saudável e produtiva", afirmou a secretária.
Com foco em valores como autoconhecimento, perdão e compreensão, o curso proporcionou aos participantes a oportunidade de refletir sobre suas próprias emoções e desenvolver estratégias para melhorar o relacionamento com alunos, colegas de trabalho e a comunidade escolar.
Maxsoel Schmidt, coordenador do curso, destacou que a saúde mental dos servidores é trabalhada para que eles possam enfrentar os desafios do cotidiano com mais autoconhecimento, resiliência, gestão de conflitos e, principalmente, controle das próprias emoções. "O curso tem foco na prevenção, mas também apresenta caminhos para superar os problemas caso o servidor já esteja com a saúde mental afetada", observa.
Desde 2021, quando o curso foi lançado, mais de 600 servidores participaram das atividades.
O vice-prefeito eleito, Henrique Mecabô, esteve presente na formatura e ressaltou a importância de os professores estarem bem para oferecerem um bom serviço em sala de aula. “O servidor tem que estar bem em casa, tem que estar bem na vida pessoal para também entregar o melhor na vida profissional e inclusive transmitir essa paz de espírito, essa gestão das emoções para os alunos, para as crianças que eles atendem em sala de aula. Então, é um momento superimportante para eles, pessoalmente, para nós, como governo municipal, e para toda a cidade”, afirmou.
Claudinéia Batalha Galvan, diretora do Cmei Professora Alzira Pires Stocker, no bairro Pacaembu, relatou que, no início, sentiu receio em participar por se tratar de algo novo, mas, a cada encontro, começou a perceber a importância do curso. “A cada encontro, eu tinha aquela ansiedade para que chegasse o próximo, para ver o conteúdo, quem seria o professor, a temática daquele dia. Sempre foi algo diferente, algo que agregou ainda mais conhecimento e que consegui aplicar no meu dia a dia. Trabalho muito com as questões emocionais das famílias", contou.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS