CASCAVEL (PR) – De forma incontestável, o gaúcho Rafael Fleck se sagrou campeão da Fórmula Truck, conquistando o título da categoria GT Truck (motores eletrônicos) com a vitória na 9ª e última etapa da temporada, disputada na tarde deste domingo (1), no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, região Oeste do Paraná. Fleck largou na pole position, venceu de ponta a ponta e fez a melhor volta da corrida, na segunda passagem, com o tempo de 1m21s217.
Rafael Fleck completou as 27 voltas da prova em 41m16s798, recendo a bandeirada da vitória com uma vantagem de 1s596 para o catarinense Túlio Bendo, o segundo colocado. O paranaense Pedro Muffato, que corria em casa, conquistou o terceiro lugar, a 12s128 do vencedor. João Batista Santos, o Joãozinho Santa Helena, levou o troféu de quarto colocado para Colombo, na região Metropolitana de Curitiba, ao passo que o paulista Alex de Andrade Vieira obteve o quinto lugar e o catarinense Álvaro Bendo completou o pódio com a sexta colocação.
Dois títulos
A vitória em Cascavel premiou Rafael Fleck com dois títulos. Ele é o campeão do Campeonato Interestadual, competição disputada a partir da segunda etapa da temporada, e da Copa Mercosul, que compreende a pontuação das duas provas realizadas em Rivera (Uruguai), Campo Grande (MS) e a deste domingo, em Cascavel.
A classificação extra-oficial , após o descarte do pior resultado da temporada, Rafael Fleck garantiu o título do Campeonato Interestadual ao somar 665 pontos. Pedro Muffato, campeão do ano passado, fica com o vice-campeão, com 613. Túlio Bendo é o terceiro com 590 pontos, seguido de Alex Andrade Vieira, com 465; Everton Fontanella, 401; e Jorginho Ribeiro, com 385, fechando os seis primeiros do campeonato. Já Copa Mercosul, Fleck garantiu o título com 290 pontos. Pedro Muffato ficou como vice-campeão, com 245; Joãozinho Santa Helena se classificou em terceiro, com 240; Everton Fontanella, em quarto, com 225; Alex Andrade Vieira, em quinto, com 210; e Túlio Bendo, em sexto, com 200 pontos.
Título da regularidade
Rafael Fleck diz que seu título veio pela regularidade. Ele foi ao pódio em todas as etapas e credita este desempenho ao trabalho de todos os membros de sua equipe. Ele também destaca que foi um ano difícil, primeiro lutando para tirar a liderança de Pedro Muffato e depois labutando para impedir que o paranaense lhe tirasse a liderança. “Estou feliz pela conquista do título. Foi um fim de semana especial. Andei em primeiro e segundo na sexta-feira. Conquistei a pole position no sábado e hoje (domingo) venci de ponta a ponta e fiz a melhor volta. Conquistei meu primeiro título na Fórmula Truck em Cascavel, no mesmo autódromo que meu pai conquistou o seu primeiro em 1999”, acentua Rafael.
Jorge Fleck, pai de Rafael é bicampeão da Fórmula Truck. Ele foi campeão em 1999 e 2000.
Muffato sem freios
Pedro Muffato lutou pelo bicampeonato como um leão. Precisava vencer e fazer a melhor volta, mas logo na segunda volta Fleck aumentou a pressão sobre o veterano piloto de 84 anos ao fazer a melhor volta.
Após o fim da prova, Muffato informou que fez a corrida sem freios. Ele conta que logo no início da corrida percebeu quando freava, travava a roda dianteira direita. “Passei a antecipar as freadas para pisar mais leve e evitar o travamento da roda. No final, na relargada após a segunda intervenção do Pace Truck, me salvei por pouco porque o problema aumentou e dei duas escapadas da pista, perdendo o segundo lugar. Terminei a corrida segurando o caminhão nas marchas. Mas estou contente com minha performance no campeonato”, frisa Muffato, campeão do ano passado e vice-campeão do Interestadual e da Copa Mercosul nesta temporada.
A Fórmula Truck 2024 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Resultado da categoria GT Truck na 9ª etapa da Fórmula Truck
1º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, 27 voltas em 41m16s798
2º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 1s596
3º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, a 12s128
4º) João Batista dos Santos Filho (Colombo-PR), DAF, a 14s196
5º) Alex de Andrade Vieira (Santos-SP), Mercedes-Benz, a 15s115
6º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 15s585
7º) Edivan Monteiro (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 27s169
8º) Everton Fontanella (Criciúma-SC), Scania, a 32s030
9º) Ricardo Ançay (Araucária-PR), Mercedes-Benz, a 34s744
10º) Jorge Mauricio Ribeiro (Pelotas-RS), Scania, a 1 volta
11º) Robson Trevisol (Xanxerê-SC), Volkswagen, a 1 volta
12º) Alisson Nurnberg (Foz do Iguaçu-PR), Scania, a 1 volta
13º) Adriano Rocha (Araucária-PR), Scania, a 2 voltas
14º) Valdinei Vieira dos Santos (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 2 voltas
15º) Robson Portaluppi (Bento Gonçalves-RS), Ford Cargo, a 3 voltas
16º) Luís Paulo Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 6 voltas
Não classificados
17º) Nilton Sérgio Jacobsen Filho (Paraguai), Scania, a 13 voltas
18º) Márcio Limestone (Colombo-PR), Scania, a 20 voltas
19º) Leonardo Barramacher (Balneário Camboriú-SC), a 20 voltas
20º) Ramiris Fontanella (Lauro Muller-SC), Scania, a 20 voltas
21º) Sandro Pinheiro (Itapema-SC), Mercedes-Benz, a 25 voltas
22º) Lazaro Donizete Domiciano (São João da Boa Vista-SP), a 27 voltas
23º) Douglas Torres (Curitiba-PR), Ford Cargo, a 27 voltas
24º) Rogério Agostini (São Miguel do Oeste-SC), Mercedes-Benz, desclassificado
Via: Assessoria Fórmula Truck - Foto: Tiago Soares
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS