Cascavel

F-Truck: Márcio Rampon é tricampeão da Fórmula Truck

O piloto curitibano comemorou a conquista do tricampeonato na categoria F-Truck com...

02 dez 24 - 08h05 Redação SOT
F-Truck: Márcio Rampon é tricampeão da Fórmula Truck

CASCAVEL (PR)  – O título da categoria F-Truck (caminhões com motor com bomba injetora) é do Paraná. É do curitibano Marcio Rampon, que se sagrou tricampeão com o segundo lugar e a melhor volta na 9ª e última etapa da temporada da Fórmula Truck, que foi disputada na tarde deste domingo (1), no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, região Oeste do Paraná. Os três títulos de Rampon (2022, 2023 e 2024) foram comemorados no autódromo cascavelense. 

A vitória foi do gaúcho Douglas Collet, que largou na pole position e liderou de ponta a ponta. Ele completou as 26 voltas da prova em 37m03s274. Em segundo chegou Márcio Rampon, a 1s089, que se classificou à frente de  Fabricio Rossatto (PR), a 1m08s139; Carlos “Duda” Conci (PR), a 1m13s421; Thiago Mânica (PR), a 1 volta; e Gustavo Mânica (PR), a 2 voltas, que pela ordem, fecharam as seis primeiras colocações da prova.

Decisão na 2ª volta

A decisão da categoria F-Truck aconteceu na segunda volta. Douglas Collet largou na pole position, manteve a liderança, mas para ser campeão precisava ganhar e fazer a melhor volta. Márcio Rampon, que largou em segundo, precisava do segundo lugar e da melhor volta para ser campeão. E foi que ele fez, logo na segunda volta, fez a melhor volta da corrida, com 1m24s330 e Collet fez também na segunda volta, o seu melhor giro pelo circuito, com 1m24s473. A diferença foi de 143 milésimos de segundos, um piscar de olhos, que definiu o título da temporada. 

Com  a classificação ainda extra-oficial e após o descarte, Márcio Rampon foi o campeão do Campeonato Interestadual, com 560 pontos. Collet ficou com o vice-campeonato, somando 550. Em terceiro se classificou o paranaense Carlos Eduardo “Duda” Conci, com  515; Thiago Mânica, também paranaense, ficou com o quarto lugar, com 480; o paraguaio Geovani Tavares se classificou em quinto, com 465; e o em sexto aparece outro paranaense, Fabrício Rossatto, com 415 pontos. 

Já na Copa Mercosul, o título é de Douglas Collet, que somou 300 pontos. Márcio Rampon garantiu o título de vice-campeão, com 270 pontos. Fabrício Rossatto se classificou em terceiro, com 250; Thiago Mânica é o quarto, com 225; Gustavo Mânica, o quinto, com 190; e Geovane Tavares, o sexto, com 175 pontos. 

Tática certa

“A tática era essa, Precisava da melhor volta e sabia que tinha que ser na primeira ou segunda volta porque depois a temperatura e o desgaste dos pneus não permitiriam. E foi isto que fiz”. Estas foram as primeiras palavras de Márcio Rampon ao deixar o caminhão no parque fechado após a prova. 

Márcio também enfatiza que na parte final tentou uma aproximação com a intenção de forçar Collet a cometer erros. O adversário não errou, mas as posições finais da prova foram as que Márcio precisava para ser campeão. “Foi um campeonato muito sofrido. O descarte foi mais prejudicial a mim, pois joguei fora 60 pontos fora. Os adversários cresceram na segunda metade da temporada. Mas conseguimos o título e agora é só comemorar”, frisa Márcio Rampon. 

Já Douglas Collet diz que deu o máximo, mas que não perdeu o título em Cascavel. “Perdi este campeonato já no início da temporada, com meus erros, mas reagimos bem e venci as etapas de Guaporé, Rivera e Cascavel. Sou campeão da Copa Mercosul. Vamos comemorar e logo começar a pensar na próxima temporada”, acentua Douglas Collet, gaúcho da cidade de Casca. 

A Fórmula Truck 2024 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas e Eckisil, e supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. 

Resultado da categoria F-Truck na 9ª etapa da Fórmula Truck

1º) Douglas Collet (Casca-RS), Scania, 26 voltas em 37m03s274

2º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 1s089

3º) Fabricio Rossatto (Campo Largo-PR), Volkswagen, a 1m08s139

4º) Carlos “Duda” Conci (Cafelândia-PR), Ford Cargo, a 1m13s421

5º) Thiago Mânica (Curitiba/PR), Scania, a 1 volta

6º) Gustavo Mânica (Curitiba-PR), Volkswagen, a 2 voltas

7º) Gabrielle Rampon(Curitiba-PR), Scania, a 4 voltas

Não se classificaram

8º) Camilo Daniel Lovato (Almirante Tamandaré-PR), Scania, a 12 voltas

9º) Cristiano Lemos Branco (Ponta Grosa/PR), Scania, a 14 voltas

10º) Gabriel Saccomanno (São Paulo-SP), Volkswagen, a 20 voltas

11º) Geovani Tavares (Paraguai), Scania, a 26 voltas

Via: Assessoria Fórmula Truck - Foto: Tiago Soares


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.