6° BPM inaugura monumento de tiradentes no "memorial de patronos" em Cascavel
A instituição conta atualmente com um monumento do Coronel João Rodrigues da Silva Lapa, mais conhecido como Coronel Lapa e que leva o nome do 6º BPM....
Na manhã de terça-feira (21), o Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Cascavel, Tenente-Coronel Rubens Garcez da Luz, inaugurou o busto do Patrono das Polícias Militares e Civis do Brasil – Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A obra marca a criação do “Memorial de Patronos”, do 6º Batalhão.
A instituição conta atualmente com um monumento do Coronel João Rodrigues da Silva Lapa, mais conhecido como Coronel Lapa e que leva o nome do 6º BPM. Para o Coronel Rubens Garcez da Luz, o objetivo do comando em criar o memorial é lembrar e homenagear grandes homens que marcaram a história da Polícia Militar do Paraná e do Brasil. “Hoje comemoramos o dia de Tiradentes e aproveitamos este momento para lembrar do nosso Patrono que é um símbolo de luta para todos nós militares”.
O artista plástico, Hermes Luiz Bózio – responsável pela obra – é um dos pioneiros em produzir bustos em concreto no Paraná. O material que é de difícil manuseio e a produção leva em média, 45 dias para ser finalizada. Bózio fala da satisfação em participar de uma obra tão representativa. “Tiradentes é um ícone da nossa história, uma referência de luta e de busca pela liberdade. É um grande exemplo para nós como indivíduos, em nunca desistir, sempre lutar e buscar ideais mais elevados. E a Polícia Militar que tem sido um representante genuíno deste grande patrono”, destaca.
De acordo com o Coronel Garcez, no mês de maio está programada a inauguração do monumento do Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, instituído Patrono da Polícia Militar do Paraná