HUOP realiza ação de conscientização sobre o câncer de pele e reforça importância da prevenção
A ação realizada pelo HUOP contou com a participação de profissionais de saúde que orientaram a população sobre os cuidados com a pele...

No último sábado (5), o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realizou mais uma edição da Ação Nacional de Combate ao Câncer de Pele, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que ocupa o primeiro lugar entre os tipos de câncer mais incidentes no Brasil.
A iniciativa, que se insere na campanha nacional da Sociedade Brasileira de Dermatologia em alusão ao Dezembro Laranja, buscou conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele e a necessidade de cuidados preventivos.
Segundo a médica dermatologista do HUOP, Paula Sakiyama Luconi, algumas alterações na pele podem ser sinais de alerta para o câncer. “É importante ficar atento a lesões elevadas e brilhantes, de cores variadas, que sangram facilmente, ou a pintas que mudam de cor, tamanho ou formato”, alerta a especialista. Luconi ressalta ainda a importância de observar feridas que não cicatrizam e apresentam coceira ou sangramento.
Para prevenir o câncer de pele, a médica dermatologista recomenda o uso diário de protetor solar com FPS 30 ou superior, reaplicando o produto a cada duas horas, especialmente durante a exposição solar mais intensa, entre 9h e 15h. Além do protetor solar, outras medidas preventivas são importantes, como o uso de roupas que protejam a pele, bonés ou chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e a busca por sombra.
A ação realizada pelo HUOP contou com a participação de profissionais de saúde que orientaram a população sobre os cuidados com a pele e a importância de realizar exames periódicos com dermatologistas. A iniciativa reforça a necessidade de uma mudança de comportamento em relação à exposição solar, com a adoção de hábitos mais saudáveis e a busca por informações sobre prevenção do câncer de pele.
Mais Lidas
Publicidade