Ponte da Amizade deve ser reaberta antes do fim do mês
Fechada desde o dia 18 de março, a Ponte da Amizade, principal ligação ferroviária entre Brasil e Paraguai, deve ser reaberta ainda em agosto...

Fechada desde o dia 18 de março, a Ponte da Amizade, principal ligação ferroviária entre Brasil e Paraguai, deve ser reaberta ainda em agosto, segundo declarou o ministro do Interior do país vizinho, Euclides Acevedo, em visita nesta terça-feira (4) a Ciudad Del Este.
"De momento as fronteiras continuarão fechadas por mais duas semanas, de maneira muito restrita. Vamos adotar medidas e estabelecer uma política de barreira sanitária de estratégia de transferência de mercadoria e de pessoas, de forma segura", declarou ele, ressaltando que o cronograma de reabertura deverá ser definido nos próximos dias em uma reunião virtual com a participação dos prefeitos Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu) e Miguel Prieto (Ciudad del Este) e os governadores Ratinho Júnior (Paraná) e Roberto González (Alto Paraná).
"Vamos dar o apoio necessário para abrir na hora certa, reativar a economia da região, inclusive, se necessário, na área da saúde", ressaltou Brasileiro, assinalando que "o plano de reabrir a ponte deve ser realizado de forma responsável" na medida em que a região da tríplice fronteira se tornou foco muito grande da pandemia do coronavírus, que ao menos do lado brasileiro começa a dar sinais de enfraquecimento.
O fechamento da ponte ocasionou enormes prejuízos à economia dos dois lados da fronteira. Mas o efeito foi maior em Ciudad Del Este, cujos comerciantes afirmam estar perdendo mensalmente algo em torno de US$ 500 milhões em vendas a compristas brasileiros.
Mais Lidas
Publicidade