A Copel está executando um amplo plano de ações para garantir a qualidade do fornecimento de energia à população do Litoral e proporcionar conforto aos veranistas durante a temporada de férias. A coordenação do Verão Maior Paraná, que promove atividades de lazer, cultura e esporte nas praias paranaenses, registrou na última temporada 1,7 milhão de pessoas participando das ações.
Ao longo dos últimos meses, a companhia fez investimentos de R$ 5 milhões em 20 quilômetros de novas redes com 71 religadores automáticos instalados em Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Os equipamentos operam sem a necessidade de intervenção humana, restabelecendo o fornecimento de energia em poucos minutos, em casos de interferências transitórias sobre a rede. Eles também reduzem o impacto dos desligamentos, auxiliando no isolamento da área atingida e normalizando o serviço para os demais consumidores.
Além disso, diversas áreas da empresa se uniram em um plano de intensificação das inspeções em rede, utilizando drones e equipamentos que detectam pontos de aquecimento na infraestrutura de distribuição de energia. “Fazemos uma revisão geral de toda a infraestrutura, incluindo redes, linhas e subestações”, diz o superintendente de Serviços da Copel, Marcos André Bassetto.
Ele acrescenta que a operação de redes e o atendimento aos clientes também recebem reforços para a temporada.
CASA DE PRAIA – Clientes que possuem imóveis desligados no Litoral estão recebendo um lembrete através do WhatsApp para reativar o fornecimento de energia nos domicílios. Quando é feito um desligamento a pedido do cliente o prazo regulatório federal para a religação da luz é de até cinco dias úteis nas áreas urbanas. Por isso, é importante que o veranista se programe para não ter surpresas, uma vez que a demanda é grande. O pedido pode ser feito no site www.copel.com, pelo telefone 0800 5100 116 e, ainda, no atendimento presencial em agências da Companhia.
BALNEÁRIOS – Nas regiões Norte e Noroeste, onde parte da população veraneia nos balneários às margens do Rio Paraná, a companhia está intensificando os serviços de manutenção e investindo no fortalecimento do sistema de distribuição de energia. Na região de Porto Rico, a subestação teve um acréscimo de 50% na energia disponível para o atendimento à região.
Um reforço no contingente de serviços e manutenção é previsto para as datas de maior movimentação na região, complementando todo o trabalho de vistoria prévia já realizado, com a poda de árvores e retirada de objetos estranhos da rede, assim como o trabalho de identificação de pontos onde pode haver aquecimento nos equipamentos.
No Oeste do Paraná, onde veranistas se divertem à beira dos lagos formados por reservatórios de usinas como Salto Caxias e Itaipu, a Copel também investe em prevenção e manutenção. Além disso, as novas subestações em São Miguel do Iguaçu e Capanema fortalecem o atendimento a toda a população de locais próximos dos lagos.
Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação
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