Paraná

Integração e tecnologia reduzem em 24,30% as ocorrências policiais no Litoral do Paraná

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, atribuiu a redução ao t...

03 jan 25 - 23h40 Atualizado 03 jan 25 - 23h42 Redação SOT

As ações integradas das forças de segurança do Paraná resultaram em uma redução de 24,30% nas ocorrências policiais registradas entre 21 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, o número de ocorrências caiu de 2.728 para 2.065.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, atribuiu a redução ao trabalho conjunto das forças de segurança.

“Nós tivemos uma redução no número de ocorrências policiais atendidas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil graças à integração entre as forças de segurança. Apesar do aumento no fluxo de turistas e veículos no litoral, a atuação preventiva foi determinante para esse resultado”, afirmou o secretário.

Estrutura de segurança - O Verão Maior Paraná abrange as cidades de Matinhos,  Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaratuba. Diariamente, cerca de 1.133 integrantes das forças de segurança estão mobilizados para garantir a ordem e a proteção de moradores e visitantes durante a temporada.

A operação também se apoia em um sistema de inteligência integrada e coordenada entre a Secretaria da Segurança Pública (SESP) e as polícias Civil, Militar e Penal. Essa integração permite o compartilhamento ágil de informações estratégicas, facilitando a identificação de padrões criminais, a antecipação de riscos e a organização de respostas eficazes para cada situação.

“A utilização de inteligência integrada e de tecnologias como drones, câmeras de monitoramento e ferramentas de análise de dados tem sido essencial para a redução das ocorrências. Essas inovações nos permitem agir de forma mais precisa e eficiente, oferecendo maior segurança para a população e para os turistas”, destacou Teixeira.

A operação conta com a utilização de drones, helicópteros e câmeras de monitoramento estratégico, que ampliam a capacidade de vigilância e permitem uma rápida resposta em situações críticas. Essas tecnologias contribuem para o acompanhamento em tempo real de áreas com maior fluxo de pessoas, facilitando a identificação de possíveis incidentes e reforçando a atuação preventiva.

Estima-se que 1,1 milhão de pessoas tenham visitado as praias do Litoral paranaense durante a virada do ano. Medidas como patrulhamentos reforçados, distribuição de pulseiras de identificação e ações de conscientização foram aplicadas para reduzir riscos e aumentar a segurança.

Pulseiras de identificação - Entre as ações preventivas, 17.765 pulseiras de identificação foram distribuídas no litoral. A iniciativa tem como objetivo aumentar a segurança de crianças e idosos, permitindo a rápida localização de familiares em casos de desaparecimento. As pulseiras incluem o nome e o número de celular do responsável, agilizando o atendimento.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Ricardo Almeida/Sesp


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.