O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) está se preparando para participar da 37ª edição do Show Rural Coopavel, de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel, no Oeste do Estado. Neste ano, extensionistas e pesquisadores vão levar mais de 100 tecnologias para o público que visitar o espaço do Instituto durante o evento. Cerca de 120 profissionais vão mostrar diversas alternativas para o pequeno produtor em 15 áreas diferentes de atuação.
A preparação do espaço do IDR-Paraná no Show Rural, cerca de 25 mil metros quadrados, começa bem antes da abertura oficial do evento. Durante todo o ano a equipe de profissionais do Instituto faz a manutenção da área e os trabalhos são intensificados três meses antes do início. Os profissionais preparam o cultivo de diversas variedades de pastagem, frutas, e hortaliças para que as culturas estejam no ápice de seu desenvolvimento durante a visitação do público.
De acordo com José Lindomir Pezenti, gerente regional do IDR-Paraná de Cascavel, a sustentabilidade deve permear o trabalho do Instituto em diferentes frentes de trabalho.
“Esse tema está presente na demonstração de práticas como o MIP [Manejo Integrado de Pragas] e MID [Manejo Integrado de Doenças] que diminuem o uso de defensivos químicos, orientações a respeito da forma correta de se fazer a adubação química, preservação da água e uso de fontes de energia renovável”, destacou.
Segundo ele, a agroecologia também será um tema tratado pelos profissionais do Instituto na Vitrine Tecnológica Ambiental. Neste setor os visitantes poderão ver de perto como é feita a transição do sistema convencional para o orgânico, além de inúmeras práticas que dispensam o uso de produtos químicos.
Neste ano o IDR-Paraná apresenta algumas novidades. Uma delas é a maquete de uma microbacia, mostrando como os programas de governo atuam para diminuir o impacto da agropecuária no meio ambiente. O público poderá ver as práticas agronômicas especialmente voltadas para a proteção do solo e água dentro de uma microbacia.
Representantes do IDR-Paraná e da Sanepar vão assinar um termo de cooperação para que essa atuação seja implementada, pelo menos, em uma microbacia por região. Futuramente, o programa deve contemplar uma microbacia por município.
Outro espaço de destaque é a Praça das Águas, que vai mostrar a importância e os cuidados com as fontes de água. Uma Casa Sustentável, feita com madeira reaproveitada, uso de energia limpa e aproveitamento da água das chuvas, promete atrair a atenção do público. Os profissionais do IDR-Paraná também vão mostrar práticas indicadas para produtores que lidam com a pecuária leiteira e para quem quer tornar o turismo rural uma fonte de renda para a propriedade.
A produção de doces, embutidos, conservas e panificados é uma atividade que vem ganhando força no meio rural, sobretudo por aumentar a renda das famílias. Neste ano, o Barracão da Agroindústria contará com a participação de 44 empreendedores da região que vão comercializar diversos produtos. O artesanato da região também estará presente com um espaço dedicado à produção de artesãos e associações de diversos municípios.
Durante os cinco dias do Show Rural, organizado pela Coopavel, mais de 600 expositores devem participar do evento, cujo público estimado é de 390 mil pessoas. A entrada é franca e o IDR-Paraná organiza excursões de produtores em todo o estado para visitar o evento. Informe-se no escritório do Instituto de seu município.
Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS