O Plenário do Senado Federal está prestes a decidir sobre a volta da obrigatoriedade de extintores de incêndio em carros de passeio e utilitários. A proposta, que tramita como o Projeto de Lei Complementar (PLC) 159/2017, divide opiniões entre os parlamentares.
De autoria do deputado Moses Rodrigues (União-CE), o projeto já passou por duas comissões do Senado. A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) emitiu parecer favorável em novembro de 2023, enquanto a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) havia rejeitado a proposta em 2019.
O extintor em questão é do tipo ABC, capaz de combater incêndios de diversas classes, como os causados por materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. A obrigatoriedade desse equipamento em veículos de passeio foi extinta em 2015 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que justificou a decisão pela evolução tecnológica dos sistemas de segurança automotiva.
A retomada da obrigatoriedade do extintor, caso aprovada, implicaria em alterações no Código de Trânsito Brasileiro. A medida visa aumentar a segurança dos motoristas e passageiros em caso de incêndio.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS