25 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Sônia Xavier retorna à presidência mirando na AMIC do futuro

Com João Batista Cunha Júnior como vice, nova gestão tomou posse na noite de sexta-feira (31), apresentando iniciativas para valorizar o empreendedorismo e fortalecer ainda mais o associado

Sônia Xavier retorna à presidência mirando na AMIC do futuro
©

Após um intervalo de dois anos, a empresária Sônia Regina Spengler Xavier reassumiu na noite de ontem (31) a presidência da AMIC (Associação das Micro e Pequenas Empresas) em Cascavel. Ao lado do vice-presidente João Batista Cunha Júnior e da diretoria eleita, apresentou as metas para o biênio 2025-2027 que tem foco renovado no pertencimento do associado e no protagonismo feminino, com a responsabilidade de seguir o legado de uma AMIC já consolidada e agora pronta para mirar o futuro.

O evento também marcou o encerramento da gestão 2023-2025, liderada pelo empresário Jovane dos Santos Borges, cuja trajetória foi marcada por conquistas significativas. Em seu discurso de despedida, Jovane reconheceu o trabalho conjunto que consolidou a AMIC como a maior entidade de micro e pequenas empresas do Paraná e uma das três maiores do Brasil. 

“Foram dois anos intensos de muito trabalho e conquistas. Entrego o cargo com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que a nova gestão continuará avançando”.

Sônia, por sua vez, destacou a importância da continuidade entre as gestões, respeitando a história da instituição. 

“Volto com muita motivação, tendo o apoio do Jovane e de toda a sua diretoria, que presidiu esta instituição, com o mesmo propósito de todos os ex-presidentes. Cada um constrói um degrau e, assim, seguimos focando no sentimento de pertencimento”, disse.

A nova presidente também ressaltou a relevância da união entre os associados e o compromisso de todos os envolvidos na construção de uma gestão colaborativa. 

Parceria com a Unimed - Antes de oficializar a transmissão do cargo, Jovane anunciou uma nova parceria entre a AMIC e a Unimed Cascavel, reforçando o compromisso da entidade com o bem-estar dos micro e pequenos empresários. O convênio entra em vigor na segunda-feira (3) e oferece planos de saúde acessíveis, especialmente para empreendedores individuais e profissionais que migraram do regime CLT para o modelo PJ. 

“É um convênio essencial, com possibilidade de adesão até o mês de abril, para suprir uma demanda específica de associados”, pontuou.

Protagonismo feminino - Sônia fez história ao se tornar a primeira mulher a presidir a AMIC na gestão 2021-2023, que antecedeu a de Jovane Borges. Antes disso,  atuou como vice-presidente na gestão de Sandro Viapiana (2019-2020). 

“Quando assumi a presidência, percebi o impacto dessa conquista para a representatividade feminina. Avançamos, mas ainda temos muito a conquistar”, afirmou, convocando as diretoras da nova gestão a trilharem um caminho de representatividade dentro e fora da entidade.

“A mulher precisa ocupar espaços. Não se trata de disputar com os homens, mas de compartilhar. Juntos podemos somar e construir uma sociedade muito mais justa e inclusiva”, destacou. 

Sônia também reforçou que sua liderança à frente da AMIC representa mais do que um cargo. 

“É um compromisso com o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia local, com um forte sentimento de pertencimento que vai além do gênero”.

AMIC rumo ao futuro - Integrante do sistema Conampe e Fampepar, a AMIC tornou-se referência em atendimento aos associados e na promoção do empreendedorismo. O novo ciclo começa com bases sólidas e o compromisso de avançar. A nova gestão dará foco à valorização dos associados e ao fortalecimento de parcerias estratégicas. 

“O associado está no topo”, disse Sônia ao apresentar sua linha de ação, que inclui a valorização dos conveniados e a expansão de novos convênios.

Entre os principais projetos estão a criação de grupos de empreendedorismo feminino, jovem e de idosos, a viabilização do primeiro Seminário de Negócios da AMIC, o lançamento de um canal de podcast da associação e o incremento em eventos, como a retomada do Caminho Terra do Sol para o mês de outubro.

Respaldo do Poder Público  - O respaldo do Poder Público é essencial para o sucesso da AMIC. O prefeito Renato Silva e o vice-prefeito Henrique Mecabô reafirmaram o compromisso da administração municipal com os pequenos negócios, firmado durante o período eleitoral.

Ex-diretor da AMIC, Renato Silva expressou orgulho em proteger os interesses dos empreendedores de forma mais contundente. 

“Contem conosco para implantar os melhores projetos e garantir que sejam executados com responsabilidade, sempre com o objetivo de apoiar o empreendedorismo local”, garantiu.

Mecabô ressaltou a pujança da cidade e o impacto das micro e pequenas empresas na geração de empregos e na distribuição de riquezas e comprometeu-se a apoiar o crescimento contínuo. 

“Os micro e pequenos negócios sempre terão parceiros na prefeitura para impulsionar ainda mais o desenvolvimento e o crescimento da nossa cidade, que é abençoada por contar com um setor produtivo parceiro, corajoso e que sempre ampara o Poder Público", afirmou.

Demais presenças - A posse foi prestigiada também pelos ex-presidentes Celso Bevilacqua e Sandro Viapiana, representantes do Legislativo, secretários municipais, representantes de autarquias e associados da AMIC.

GESTÃO 2025-2027

Presidente da Diretoria Executiva: Sônia Regina Spengler Xavier

Vice-Presidente: João Batista Cunha Junior

Diretor Financeiro: Jefferson Machado Bonfim

Diretor Administrativo: Oilson Andre Thomann

Diretor Jurídico: Ildo Forcelini

Diretor de Negócios: Aline Mara da Rocha Alves

Diretor de Patrimônio: João Valdenir Schemberg

Diretor de Projetos: José Luiz Roman Oliva

Diretor de Inovação:  Wagner Souza Camargo

Diretor de Desenvolvimento Sustentável: Marta Regina André

Diretor de Relações Institucionais: Denise Veronese Trivelatto

Conselheiro Fiscal Titular:  Tiago de Oliveira Felix

Conselheiro Fiscal Titular: Rafael Antônio de Lorenzo

Conselheiro Fiscal Titular: Carlos Alberto Schulze

Conselheiro Fiscal Suplente: Analú Alves Andrade Martini

Conselheiro Fiscal Suplente:: Nelson Pagno Moreira


CONSELHO DELIBERATIVO 

Dr. Bertulino Luiz da Silva Filho

Jackson Bearzi

Dr. José Fernando Vialle

Denilson Galeski

Carlos Vanderlei Pukaleski

Thiago Augusto Klien Grande Jumes 

Andréia Tomazelli Coloda

/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Mais Lidas