![Mapeamento dos distritos rurais de Cascavel é anunciado no Show Rural](https://sot.inf.br/storage/fotos/11/02/2025/artigos/original/GVkQEtkk7uerbIwIYLR8KYpEpF4fbHfzmteJYPhg.jpeg)
O Espaço Sebrae, no Show Rural, foi o local da assinatura da ordem de serviço que marca o início dos trabalhos de Mapeamento dos Distritos Rurais de Cascavel, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/PR. O estudo é considerado importante para a cidade, que busca apontar o que cada um dos sete distritos pode oferecer de melhor para o desenvolvimento das comunidades.
A assinatura contou com a presença do vice-prefeito, Henrique Mecabô, além da diretoria do Sebrae/PR, o diretor-superintendente, Vitor Roberto Tioqueta, o diretor de administração e Finanças, José Gava Neto, o diretor-técnico, César Reinaldo Rissete, o gerente da Regional Oeste, Augusto Cesar Stein, além de Everton Porfírio, responsável pela Agência de Inteligência e Fomento (AIF), de Cascavel.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Adir Sidnei Mattioni, responsável pelo mapeamento dos distritos, o trabalho chega com o intuito de subsidiar o poder público.
“Através desse levantamento minucioso se faz possível a implementação de políticas públicas que despertem a iniciativa privada a investir e proporcionar o desenvolvimento destas comunidades”, detalha.
O trabalho realizado na Zona Rural de Cascavel vai além da identificação das necessidades das comunidades. Um exemplo é que entre os sete distritos mapeados existem alguns que podem ser comparados a pequenas cidades do Estado, inclusive em movimentação econômica com produção agrícola e industrial.
“A expectativa é que esse trabalho aconteça em aproximadamente oito meses e possibilite a identificação das potencialidades de cada região para contribuir com o desenvolvimento”, sinaliza Everton Porfírio.
O Município deve utilizar esse mapeamento justamente para identificar de forma macro as potencialidades existentes nestes pontos que não fazem parte do perímetro urbano, mas que se tornam essenciais para o progresso de Cascavel.
“Queremos valorizar nossos distritos, e esse mapeamento é a forma eficaz para pensar na cidade como um todo. Não existiria parceria melhor do que o Sebrae para realizar isso”, projeta o vice-prefeito Henrique Mecabô.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destacou o comprometimento de Cascavel com o desenvolvimento como um todo, valorizando o potencial de cada região.
“Cascavel está à frente porque se prepara para encontrar soluções para a cidade, esse reconhecimento das potencialidades dos distritos rurais é impulsionar empresas e indústrias que podem fazer a diferença para o desenvolvimento da sociedade”
Mapeamento
Com o mapeamento dos distritos Juvinópolis, Rio do Salto, São João d’Oeste, Sede Alvorada, Espigão Azul, São Salvador e Diamante, será possível identificar e promover as vocações e potencialidade específicas de cada localidade, estabelecer estratégias compartilhadas para criar ambientes de negócios atrativos e sustentáveis, desenvolvimento integrado e a elaboração de comunicação eficaz para informar e engajar públicos envolvidos. A expectativa é que o trabalho aconteça em 8 meses, nos sete distritos que compõem Cascavel.
Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Ralph Williams
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!