
RIVERA (URUGUAI) – Em uma prova em que os favoritos Márcio Rampon e Carlos Eduardo “Duda” Conci marcaram “bobeira” ao sofrerem três punições (uma queima de radar e duas por excesso de velocidade nos boxes), o gaúcho Diego Collet que não é “bobo e nem nada” e venceu a categoria F-Truck (motores com bomba injetora) na 2ª etapa da temporada da Fórmula Truck, disputada neste no Autódromo Internacional Eduardo Cabrera, em Rivera, no Uruguai. A prova abriu a disputa da Copa Mercosul.
Diego Collet completou as 21 voltas da prova em 37m03s484 e fez também a melhor volta da corrida, com o tempo de 1m40s527, andando à média horária de 110,299km/h.
Diego assumiu a liderança na 18ª volta, quando ultrapassou paranaense Thiago Mânica, que havia herdado a ponta depois dos erros dos também paranaenses Márcio Rampon, que liderava, e Duda Conci, o segundo colocado. Travando um acirrado duelo pela primeira colocação, os dois queimaram o radar e entraram juntos nos boxes para pagar a punição. Resultado, ambos excederam o limite de velocidade e precisaram voltar, quando novamente excederam o limite de velocidade. Mas agora para pagar a punição, Duda mudou a tática e ficou na pista enquanto Rampon pagava a punição, Duda entrou na volta seguinte. Desta vez cumpriram o riscado, mas caíram para as últimas colocações, voltaram a se encontrar na pista, mas desta vez não cometeram erros até a bandeirada final, com Duda terminando em quarto e Rampon em quinto.
Thiago Mânica conquistou o segundo lugar, chegando à 3s717 do vencedor Diego Collet. Geovani Tavares, ganhador da etapa de Interlagos, foi o terceiro colocado, a 24s160 vencedor. Duda Conci garantiu a quarta colocação; Márcio Rampon a quinta, e o paranaense Fábio Claudino, com o sexto lugar, fechou o grupo dos pilotos que foram ao pódio.
Vitoria suada
Diego Collet precisou suar para vencer em Rivera. Ele largou em segundo, mas logo na segunda se envolveu em acidente e caiu para 13º. Fez uma corrida de recuperação e mesmo com seu Mercedes-Benz saindo de traseira foi a busca das primeiras colocações. “Com o acidente, achei que tudo tinha acabado. Mas decidi tentar e dei o melhor de mim. E não é que deu certo, consegui a vitória em Rivera, onde meu irmão Douglas ganhou no ano passado”, acentua Diego.
A 3ª etapa da temporada da Fórmula Truck está marcada para o dia 13 de abril, em Guaporé, no Rio Grande do Sul.
A Fórmula Truck 2025 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas; Master Power, Eckisil, Trovão Brasil e Milwaukee, parceria de Boff Industria, JF Truck Especialistas, MS Diesel, Planeta Caminhão, Revista TruckSul Brasil e MAS Turfa Orgânica; supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Grid de largada da categoria F-Truck em Rivera
1º) Diego Collet (Casca-RS), Mercedes-Benz, 21 voltas em 37s03s484
2º) Thiago Mânica (Curitiba/PR), Scania, a 3s717
3º) Geovani Ferreira Tavares dos Santos (Paraguai), Scania, a 24s160
4º) Carlos Eduardo Conci (Cafelândia-PR), Ford Cargo, a 45s382
5º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 47s713
6º) Fábio Claudino (Mandirituba-PR), Scania, a 59s447
7º) Sérgio Chulik (Curitiba-PR), Volkswagen, a 1m01s660
8º) Bruno Mânica (Curitiba-PR), Scania, a 1m43s784
9º) Júnior Brito (Almirante Tamandaré-PR), Scania, a 1m45s123
10º) Paulo César Secco (Erechim-/RS), Scania, a 1m47s138
11º) Gabrielle Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 2 voltas
Não completaram
12º) Tiago Bellaver (Farroupilha-RS), Mercedes-Benz, a 13 voltas
13º) Wagner Gomes (Curitiba-PR), Scania, a 17 voltas
Calendário da Fórmula Truck para a temporada 2025
Já realizada
16 de fevereiro – São Paulo (SP)
16 de março – Rivera (Uruguai)
Próximas etapas
13 de abril – Guaporé (RS)
18 de maio – Cascavel (PR)
15 de junho – Campo Grande (MS)
3 de agosto – A definir
14 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS)
12 de outubro – Tarumã (RS)
9 de novembro – Londrina (PR)
7 de dezembro – Cascavel (PR)
Via: Assessoria Fórmula Truck - Foto: Tiago Soares
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!