
A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Educação, está realizando a Avaliação Diagnóstica – 1ª Etapa – 2025 Educação Infantil, com os alunos das turmas de Infantil V, em Cascavel.
O processo tem um papel fundamental no fortalecimento da prática pedagógica na Rede Municipal de Ensino, proporcionando aos professores e gestores informações essenciais sobre o desenvolvimento das crianças. Elaborada pela Equipe de Formação Continuada - Infantil IV e V e diagramada pelo Núcleo de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem, a avaliação foi pensada para garantir um ensino intencional e de qualidade, alinhado às diretrizes do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel: volume I: Educação Infantil. A avaliação já teve início e seguirá até o dia 31de março nas instituições, sendo realizada conforme a organização de cada unidade escolar.
A avaliação é um recurso pedagógico que permite ao professor identificar o processo de desenvolvimento das crianças, suas necessidades específicas e, com isso, organizar e redimensionar as práticas pedagógicas para o ensino.
Dentre seus principais objetivos da avaliação estão:
Compreender o desenvolvimento infantil: A avaliação considera os períodos do desenvolvimento da criança, respeitando a singularidade e promovendo o aprendizado dentro de uma perspectiva global.
Subsidiar o planejamento pedagógico: A partir dos dados coletados, a Secretaria Municipal de Educação, as equipes gestoras das instituições de ensino e os professores devem planejar ações de ensino intencionais, alinhadas às necessidades dos alunos.
Auxiliar a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Um dos maiores desafios da Rede Municipal de Ensino está em garantir que essa passagem ocorra de forma gradual e coerente, sem rupturas no processo de ensino e aprendizagem.
Favorecer o diálogo entre escola e família: A avaliação contribui para que os responsáveis acompanhem o percurso de desenvolvimento da criança.
Contribuir para a Secretaria Municipal de Educação, a equipe gestora da unidade e a organização da formação continuada dos professores: a avaliação diagnóstica fornece informações essenciais para que as políticas educacionais sejam aprimoradas conforme as necessidades observadas, promovendo uma transição mais estruturada entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
As questões foram elaboradas garantindo o respeito ao tempo de atenção da criança para realização das atividades propostas na avaliação diagnóstica. Com as atividades, a proposta permite que as crianças participem do processo respeitando suas individualidades e ritmos de aprendizagem.
A Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel realizou a implementação de um sistema tecnológico próprio, elaborado pelos servidores públicos municipais, no qual os resultados são lançados pela Coordenação Pedagógica Escolar e divulgados em tempo real, facilitando assim a interpretação e acesso aos dados.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação
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