Cascavel

Criança é prioridade: Aprovado plano de 10 anos para proteção de crianças e adolescentes

O plano foi elaborado com base em um diagnóstico técnico, envolvendo diversos órgão...

24 mar 25 - 13h17 Atualizado 24 mar 25 - 13h43 Redação SOT
Criança é prioridade: Aprovado plano de 10 anos para proteção de crianças e adolescentes

A Câmara de Cascavel aprovou nesta segunda-feira (24), o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente (PL 120/2024), que prevê os serviços, políticas públicas e diretrizes para atendimento de crianças e adolescentes para os próximos de dez anos, abrangendo o período de 2025 a 2034.

A iniciativa atende às diretrizes da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelecem que é dever de todos garantir “à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

O plano foi elaborado com base em um diagnóstico técnico, envolvendo diversos órgãos municipais responsáveis por políticas de proteção e assistência à infância e adolescência.

Acompanhamento e Fiscalização - Para garantir a execução do plano, será formada uma Comissão Interinstitucional, responsável por monitorar e avaliar o cumprimento das ações propostas.

O grupo contará com representantes do Conselho dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Conselho Tutelar, Secretaria de Cultura,  Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Finanças, Secretaria de Educação, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e de Políticas sobre Drogas, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Transitar, Instituto de Planejamento de Cascavel, Núcleo Regional de Educação de Cascavel e Centro da Juventude.

Importância da Adoção do Plano - A aprovação do plano reforça o compromisso de Cascavel com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, criando um marco legal que estabelece diretrizes para políticas públicas de longo prazo. A cidade é marcada por uma faixa etária jovem, com aproximadamente 23% da população composta por crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, o que demanda atenção especial nas políticas públicas e serviços.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.