Paraná

Governo abre consulta popular para definir prioridades no orçamento de 2026

A Secretaria da Fazenda dá início à pesquisa popular para que os cidadãos ajudem a...

25 mar 25 - 21h32 Redação SOT
Governo abre consulta popular para definir prioridades no orçamento de 2026

A população paranaense já pode ajudar a elaborar o orçamento do Estado para 2026. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) dá início à pesquisa popular para que os cidadãos ajudem a escolher as áreas e programas prioritários que vão fazer parte do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do ano que vem. A secretaria disponibilizou um formulário online para que as pessoas façam as suas sugestões.

Essa é a primeira vez que a consulta pública é feita desta forma pela internet. A página ficará disponível até o dia 7 de abril e qualquer pessoa poderá preencher e participar.

De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a criação desse documento colaborativo online é uma forma de ampliar a democratização do orçamento de 2026, permitindo que qualquer cidadão opine sobre o tema. “É uma solução simples que dá voz ao cidadão de todas as regiões do Paraná. Assim, independente de onde ele mora, será possível fazer sugestões e indicar o caminho que o Estado deve tomar no orçamento do próximo ano”.

Como o próprio nome indica, o PLDO delimita as metas e prioridades do Poder Executivo para o próximo ano fiscal e serve como guia para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Por isso mesmo, a participação popular é fundamental, pois é o momento para que o cidadão aponte aquilo que considera prioritário. 

Para isso, o formulário se debruça sobre cinco eixos estratégicos: Eficiência Administrativa; Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Inclusão Social, Direitos Humanos e Cidadania; e Direitos Básicos e Bem-estar. Em cada um deles, os participantes poderão escolher as opções que acham mais relevantes para o desenvolvimento do Estado, além de poder fazer outras sugestões relacionadas. 

PRÓXIMOS PASSOS – A consulta online é uma forma de ampliar a participação popular na construção da PLDO, mas não substitui as demais etapas que tradicionalmente ocorrem na elaboração do projeto de lei. Tanto que, no próximo dia 10 de abril, a Secretaria da Fazenda realiza uma audiência pública para retomar a discussão sobre a composição do orçamento de 2026.

A audiência será realizada de forma online pelo YouTube (o link será disponibilizado em breve) da Sefa, uma oportunidade para que a população que não participou dessa primeira etapa da consulta seja ouvida antes do encaminhamento do documento para a Assembleia Legislativa no dia 15 de abril. Também é o momento para aprofundar os debates e tirar dúvidas. “A participação popular torna a LDO mais transparente e queremos estimular mais e mais o paranaense a fazer parte das discussões que vão construir o amanhã do nosso Estado”, acrescenta Ortigara.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.