Cascavel

Itapoá Day, em Cascavel, fortalece laços do Porto Itapoá com setores do agro, logístico e exportador

Recentemente, o Terminal ampliou sua capacidade para 3.972 tomadas reefer para cont...

30 mar 25 - 23h12 Atualizado 30 mar 25 - 23h12 Redação SOT
Itapoá Day, em Cascavel, fortalece laços do Porto Itapoá com setores do agro, logístico e exportador

O Porto Itapoá realizará, no dia 3 de abril, mais uma edição do Itapoá Day, desta vez na cidade de Cascavel, Paraná. O evento acontecerá no restaurante Páteo do Fogo, reunindo importantes players do setor logístico e exportador da região. O encontro destacará a relevância econômica do Paraná e sua posição estratégica para a exportação, consolidando a parceria do Porto Itapoá com o agronegócio paranaense. 

Autoridades locais, empresários e representantes do setor da região oeste e norte do estado estarão presentes para conhecer os investimentos do Terminal, seus diferenciais e o planejamento estratégico para os próximos anos. Felipe Fioravanti Kaufmann, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente do Porto Itapoá, enfatiza a importância da região para o crescimento do Terminal. “Já temos a confirmação de convidados de Cascavel, mas também Maringá e outras cidades importantes da região”, explica. “O Paraná é um polo econômico essencial, com um setor produtivo forte e uma logística bem estruturada. Nosso objetivo com o Itapoá Day é fortalecer laços, apresentar soluções eficientes e reafirmar nosso compromisso com os exportadores e transportadores”, destaca.

O evento também proporcionará um espaço para networking, permitindo a troca de experiências e a discussão sobre as principais demandas do setor, com foco na eficiência logística e na expansão das operações do Porto Itapoá.


Infraestrutura Reefer

Um dos destaques do evento será a apresentação da infraestrutura reefer do Porto Itapoá, essencial para a exportação de proteína animal, uma das principais atividades econômicas do Paraná. Recentemente, o Terminal ampliou sua capacidade para 3.972 tomadas para contêineres refrigerados, tornando-se o maior de Santa Catarina e o segundo maior do Brasil.

Com a Fase IV da expansão prevista para os próximos anos, a plataforma reefer chegará a 5.000 tomadas, consolidando-se como a maior do país. “A exportação de proteína animal é um dos setores mais dinâmicos da economia, e nosso compromisso é oferecer a melhor infraestrutura para garantir eficiência e segurança na movimentação dessas cargas”, explica Kaufmann.

O balanço operacional de 2024 mostra o desempenho robusto do Porto Itapoá no segmento reefer. Na importação, a movimentação de contêineres refrigerados cresceu 128%. Já na exportação, o crescimento foi de 23%. Ambos os números marcaram recordes históricos do Terminal.


Localização estratégica

Sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Porto Itapoá está situado no litoral norte de Santa Catarina. Sua localização privilegiada na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para receber grandes navios que operam em nosso país, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

Está estrategicamente posicionado entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, o Porto Itapoá oportuniza a concentração de cargas de clientes dos dois estados. Além disso, Itapoá está no meio das duas maiores áreas metropolitanas da região. Joinville, a maior e mais industrializada cidade de Santa Catarina, fica a 80 km a sudoeste de Curitiba, capital e a maior cidade do Paraná fica a 140 km ao norte.

Via: Assessoria Porto Itapoá - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.