Paraná

BiblioSesc chega a Corbélia para incentivar o hábito da leitura entre alunos da rede municipal

O projeto atende as Escolas Municipais Tancredo Neves e Gabriel de Lara, abrangendo...

31 mar 25 - 18h48 Redação SOT
BiblioSesc chega a Corbélia para incentivar o hábito da leitura entre alunos da rede municipal

Na última quarta-feira, 26, teve início em Corbélia o projeto BiblioSesc, uma parceria entre o Sesc Paraná (Serviço Social do Comércio) e a Secretaria de Educação e Cultura, que tem como objetivo fomentar o hábito da leitura entre os alunos da rede municipal. A iniciativa visa ampliar o acesso ao conhecimento por meio de uma biblioteca móvel, proporcionando momentos de aprendizado e diversão para as crianças da cidade.

O projeto atende as Escolas Municipais Tancredo Neves e Gabriel de Lara, abrangendo estudantes do Infantil 4 até o 5º ano. A cada 15 dias, o BiblioSesc realiza encontros com até 50 participantes por sessão, oferecendo atividades como empréstimo de livros, narração de histórias, leituras dramatizadas e declamação de poemas.

A unidade móvel do projeto está localizada na Escola Municipal Tancredo Neves e ficará no município até novembro de 2025, com uma programação diversificada. Serão realizadas duas sessões de narração de histórias pela manhã e duas à tarde, garantindo que mais alunos tenham a oportunidade de participar. 

Com um acervo que inclui literatura brasileira e estrangeira traduzida, livros infantis, infantojuvenis, além de materiais complementares para a formação escolar, o projeto tem o objetivo de ampliar as condições de acesso ao livro e promover a leitura em um serviço gratuito. A ação busca incentivar a leitura entre os alunos e criar um ambiente propício para o desenvolvimento da imaginação, da curiosidade e do pensamento crítico.

A Secretária de Educação, Adriana Chimello Piazza, destacou a importância do projeto para a formação dos alunos de Corbélia:

“Incentivar a leitura é plantar sementes que florescerão para sempre. Quando propiciamos aos alunos o contato com livros e histórias, abrimos em suas mentes janelas que jamais se fecharão para a imaginação, curiosidade e o pensamento crítico. A alfabetização é o primeiro passo de uma missão maior, que é formar leitores e leitoras capazes de interpretar os textos e, através deles, compreender o mundo ao seu redor. Hoje, mais do que nunca, vivemos em uma época carente de autoconhecimento e conhecimento de mundo, que só os bons livros são capazes de fornecer. Por isso, acredito que a iniciativa BiblioSesc vem ao encontro dos nossos anseios em formar cidadãos com senso crítico refinado e grande amor pelo conhecimento,” concluiu a secretária.

A promoção da leitura e do conhecimento são pilares fundamentais para a formação de cidadãos críticos e bem-informados. Iniciativas como o BiblioSesc ampliam o acesso aos livros e também despertam nos estudantes o prazer pela leitura, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual e social. A educação é uma ferramenta de transformação, preparando as novas gerações para compreender e interpretar o mundo com mais autonomia e percepção.

Via: Assessoria Município de Corbélia - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.