Muito mais que um lar, o programa Pró-Moradia está garantindo novas oportunidades para famílias em situação de vulnerabilidade em Cascavel. Além das 117 casas que estão sendo construídas no Loteamento Favo de Mel, no Bairro Interlagos, os contemplados também recebem capacitação profissional, abrindo caminhos para um futuro melhor.
A costureira Juliana Camargo, moradora da área de ocupação irregular do Jardim Melissa, celebra a conquista: "Estou feliz. Quero abrir um salão no Favo de Mel, onde vou morar com minha família. Minha vida vai mudar e vou poder ajudar meu marido nas despesas de casa."
O prefeito Renato Silva destaca que o programa vai além da entrega de moradias: "Muitas vezes as pessoas têm vontade, mas não sabem por onde começar. Então, além das casas, capacitamos e formamos os moradores para que possam encontrar um caminho no mercado de trabalho."
A Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel), responsável pelo programa, oferece cursos profissionalizantes exclusivos para essas famílias. No Salão Comunitário do Jardim Melissa, homens e mulheres aprendem técnicas de corte de cabelo, sobrancelha em hena e manicure.
"Essas mulheres não aprendem apenas a parte técnica, mas também sobre atendimento ao cliente e ética profissional. O conhecimento que estão adquirindo aqui é para a vida toda", afirma a professora Vanessa Vacheleski.
A dona de casa Adriana Ribeiro destaca a importância da iniciativa: "Os cursos são muito importantes para mulheres como eu, que não podem trabalhar fora. Se eu conseguir trabalhar em casa, terei uma renda extra e isso ajuda bastante. Nosso maior sonho é ter nossa casa, nosso trabalho e uma vida melhor."
Favo de Mel: um novo começo para 117 famílias
As 117 novas casas terão 41 m² e contarão com infraestrutura completa. O investimento total no projeto é de R$ 18.792.999,99, com prazo de execução de 24 meses, a partir do início das obras em abril de 2024.
O programa Pró-Moradia não apenas oferece um teto, mas também garante dignidade e novas oportunidades para centenas de famílias em Cascavel.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!