Letramento Inclusivo: Tecnologia ajuda na educação de pessoas com deficiência em formação continuada
Com vasta experiência em Educação Especial, tecnologias emergentes aplicadas à aprendizagem e inovação...

A Secretaria Municipal de Educação promoveu mais uma etapa da Formação Continuada com o tema “Letramento: uma (r)evolução na educação da pessoa com deficiência”, conduzida pelo Prof. Ms. Geisse Martins, consultor do Programa Educacional TiX Letramento, ontem (1°).
Com vasta experiência em Educação Especial, tecnologias emergentes aplicadas à aprendizagem e inovação, o professor compartilhou reflexões e estratégias práticas que contribuem diretamente para o desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Autor de mais de 20 livros e com atuação internacional, Geisse destacou a importância da tecnologia assistiva como ferramenta essencial nos processos de alfabetização e letramento.
Durante a formação, os participantes — diretores, coordenadores pedagógicos, professores das Salas de Recursos Multifuncionais e docentes do CETEA — puderam aprofundar o conhecimento sobre as possibilidades que as soluções assistivas oferecem para uma educação mais inclusiva e personalizada.
As escolas participantes foram: Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire e Escolas l Divante Alves Britto da Silva, Profª Dulce Andrade S. Cunha, Luiz Vianey Pereira, Neiva Ewald, Profª Mari Fagnani Soares e Quintino.
Além da formação, as escolas-piloto receberão o material necessário para iniciar o trabalho diretamente com os alunos que necessitam desse suporte, tornando o processo mais efetivo e acessível.
A secretária de Educação, Márcia Baldini, destaca que o uso de tecnologia assistiva está cada vez mais presente no ambiente escolar. “Acreditamos que todos os alunos têm o direito de aprender, e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo, especialmente quando se trata de alfabetização e letramento de crianças com deficiência”, afirmou.
TECNOLOGIA ASSISTIVA
A TiX, parceira da Semed, por meio do Programa Educacional TiX Letramento, oferece soluções como o teclado inteligente multifuncional TiX e os aplicativos Expressia e TelepatiX, que viabilizam o acesso à comunicação escrita mesmo para alunos com limitações motoras ou cognitivas. Os recursos tornam as atividades escolares mais acessíveis, lúdicas e eficazes.
A tecnologia assistiva oferece suporte fundamental para a superação de barreiras no processo de ensino e aprendizagem. Ela auxilia na alfabetização, que compreende o domínio do sistema alfabético, e no letramento, que diz respeito ao uso social da leitura e da escrita. Ambos os processos são fundamentais e se complementam, sendo essenciais no desenvolvimento integral dos estudantes.
No contexto da educação inclusiva, a tecnologia assistiva atua como facilitadora, especialmente em atividades de leitura, escrita e comunicação alternativa. Um exemplo são as pranchas de comunicação, que permitem aos alunos interagir por meio de símbolos, letras, sons e imagens, contribuindo diretamente com o reconhecimento e uso das letras do alfabeto.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade