Dilvo enaltece gestão da Acic e conquistas dos seus 65 anos
"Somos muito gratos, porque a Acic, a exemplo da nossa cooperativa, é feita por pessoas trabalhadoras, determinadas e que querem o melhor para a sua comunidade”, conforme Dilvo.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recebeu neste início de semana a visita do presidente e do vice-presidente da Acic, respectivamente, Siro Canabarro e Marcio Blazius. Acompanhado do cooperado Erwin Soliva, Dilvo destacou a importância da associação comercial para os mais diversos projetos de interesse dos empresários e das comunidades local e regional.
Dilvo lembrou que a Coopavel e a Acic mantêm parceria das mais antigas. “Sempre recebemos o irrestrito e determinado apoio de sucessivas diretorias da associação comercial, por exemplo, na realização do Show Rural, um dos maiores e mais tradicionais eventos técnicos do agronegócio mundial, que realizou a sua 37ª edição de 10 a 14 de fevereiro. E somos muito gratos, porque a Acic, a exemplo da nossa cooperativa, é feita por pessoas trabalhadoras, determinadas e que querem o melhor para a sua comunidade”, conforme Dilvo.
Bandeiras
Siro lembrou que no último dia 4 de abril a Acic comemorou os seus 65 anos de trajetória. Fundada em 1960 por 51 empresários, a criação da entidade foi a resposta que esses visionários encontraram para um dilema que assombrava o município principalmente na segunda metade da década de 1960. “Com o fim dos ciclos de extração da madeira e da erva-mate, determinantes para o êxito econômico de Cascavel e da região, havia o risco de queda nos índices de desenvolvimento”, destacou Siro.
Com a fundação da Acic, que se transformou em fórum permanente de debates, as mais diferentes alternativas e soluções passaram a ser pensadas para que a economia pudesse seguir em direção à prosperidade. Com o início da agricultura comercial, com determinante participação da Coopavel, criada em dezembro de 1970, Cascavel encontrou a sua principal vocação, responsável até hoje por percentual considerável do PIB (Produto Interno Bruto) local, complementou Dilvo Grolli. “A Acic e a Coopavel caminham juntas há quase 55 anos, sempre integradas por avanços sociais e econômicos à comunidade”.
Eleição
Siro lembrou que em alguns dias (fim de abril) acontecerá a eleição da nova diretoria da Acic. Marcio Blazius é o candidato de consenso à presidência e deverá assumir o comando da entidade em maio. Entre outras, as atuais bandeiras da Acic são a duplicação da BR-277, o Contorno Norte, a ampliação de programas com foco na industrialização e mais investimentos na formação de mão de obra técnica. “Ficamos felizes em, há tanto tempo, fortalecer uma parceria tão vigorosa e que tão bons frutos garante ao município de Cascavel e ao Oeste do Paraná. E assim seguiremos”, comentou o contador e advogado Marcio Blazius.