Cidão e Xavier pedem a prefeito que busque isenção para quem mora perto do pedágio
A solicitação é o objeto da Indicação nº 726/2025, lida na sessão de segunda-feira (14) e que agora será encaminhada ao Executivo.

Por demanda dos moradores de áreas rurais no entorno da praça de pedágio da BR-277, os vereadores Cidão da Telepar (Podemos) e Xavier (Republicanos) estão pedindo ao prefeito Renato Silva (PL) que estude a viabilidade de obter a isenção de pagamento da tarifa para esses cascavelenses. A solicitação é o objeto da Indicação nº 726/2025, lida na sessão de segunda-feira (14) e que agora será encaminhada ao Executivo.
O que aconteceu
Os vereadores proponentes alegam que há uma reivindicação justa e frequente dos moradores, que estariam suportando uma despesa excessiva com seus deslocamentos pela rodovia no dia-a-dia. “Essa população é de certa forma penalizada em seus deslocamentos diários até a área urbana da cidade para trabalhar, estudar ou demais atividades que necessitam desse transporte”, afirmam Cidão e Xavier em sua justificativa.
Além do trabalho e do estudo, os parlamentares citam o uso constante da rodovia para acessar os serviços de saúde e outros atendimentos indispensáveis, que só podem ser feitos na área urbana. Outro aspecto importante é que a região tem muitos produtores rurais que precisam escoar a produção agrícola para abastecer o mercado local e regional. “É comum a necessidade de deslocamento para aquisição de peças e manutenção de maquinários, essenciais para manter a atividade produtiva em funcionamento”, lembram os vereadores.
Atualmente, o valor da tarifa do pedágio na praça de Cascavel é de R$ 13,65. Segundo a proposta de Cidão e Xavier, os moradores precisariam comprovar que residem nas proximidades do pedágio e dentro dos limites do município, para que pudessem fazer jus à isenção.