19 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Protocolado primeiro Plano Municipal de Cultura: Comissão comemora “momento histórico”

Beth Leal apresentou o projeto de lei que estabelece o Plano Municipal de Cultura e organiza toda a política cultural do município...

Protocolado primeiro Plano Municipal de Cultura: Comissão comemora “momento histórico”
Flavio Ulsenheimer

A secretária municipal de Cultura Beth Leal esteve na Câmara na manhã desta quarta-feira (16) para protocolar na secretaria o primeiro Plano Municipal de Cultura da história de Cascavel. O presidente da Comissão de Cultura, Serginho Ribeiro (PSD), estava presente e disse que esse é “um momento histórico para a cidade”.

O que aconteceu

Beth Leal apresentou o projeto de lei que estabelece o Plano Municipal de Cultura e organiza toda a política cultural do município. “Essa é uma reivindicação antiga da classe cultural e artística, que já vem desde os anos de 2012, 2014. Esse tema já foi muito discutido com a comunidade, houve várias audiências para elaborar esse documento. Ele ficou meio adormecido um tempo, mas assim que assumi interinamente a Secretaria eu já me comprometi com os artistas de que levaria esse projeto para votação, e aqui está”, disse a secretária.

Segundo ela, foram feitas adequações ao texto original, para incorporar mudanças na legislação municipal e também para estabelecer uma hierarquia com o Plano Estadual e o Plano Nacional de Cultura. “É um sonho da classe cultural e artística, queremos ser reconhecidos como uma cidade em desenvolvimento e que valoriza a cultura e a arte”, declarou Beth Leal.

O plano não só estabelece a política cultural, mas também possibilita que os produtores culturais possam buscar subsídios municipais, estaduais e federais, além de apoio da iniciativa privada para seus projetos.

Valorização

“Essa demanda existe faz tempo, era um anseio da nossa comunidade, e agora a gente está vivendo esse momento histórico. Por isso quero destacar o compromisso cumprido pelo prefeito Renato Silva e pela nossa querida Beth Leal, que também é artista e tem essa sensibilidade”, destacou Serginho Ribeiro que, além de presidir a Comissão de Cultura, também é artista e produtor cultural.

O projeto de lei será lido na próxima sessão ordinária e em seguida passará pelas comissões para receber pareceres. Entre elas está a própria Comissão de Cultura, formada por Serginho, a vereadora Bia Alcantara (PT) e o vereador João Diego (Republicanos).

Por: SOT/Câmara de Cascavel - Foto: Flavio Ulsenheimer

Tags:



Mais Lidas

Publicidade