Cascavel

Unioeste desenvolve novo tipo de álcool em gel

Professores e alunos que atuam na Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste...

22 abr 20 - 20h46 Redação SOT
Unioeste desenvolve novo tipo de álcool em gel

Professores e alunos que atuam na Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, encontraram uma nova alternativa de produção do álcool em gel em meio à falta do produto carbopol para sua produção em maior escala. Em relação ao custo esse novo produto é equivalente ao tradicional.

O produto a base de hidroxietilcelulose é uma nova solução, resultante de várias técnicas e comparações ao carbopol, produto gelificante já preconizado na Farmacopeia Brasileira e que está escasso no mercado. “Nós desenvolvemos uma técnica diferente e comparamos com o produto preconizado”, explicou a coordenado do projeto intitulado “Manipulação de álcool 70% para setores da Unioeste”, Ionete Lúcia Milani Barzotto, salientando ainda que foram realizadas diversas pesquisas bibliográficas e muitos testes até se chegar ao produto final. “Por fim, tive a ideia de aquecer o agente gelificante com a quantidade de água necessária para preparar o álcool à 70%, e acrescentar o álcool depois de resfriada a mistura”, comento.

A atividade que funciona desde 2014 atendia apenas a comunidade interna da Unioeste como às clínicas de Fisioterapia e Odontologia; o Laboratório de Anatomia e demais laboratórios; além da Farmácia escola. “Toda a demanda produzida era apenas para desinfecção de bancadas, materiais e mãos. Após o surto da COVID-19, passamos a atender o HUOP, a Polícia Militar, a Receita Federal, os demais campi e as áreas administrativas da Unioeste”, conclui.

A distribuição é gratuita, porém Ionete salienta que o produto não está aberto à comunidade, apenas para Instituição sendo que o excedente vem sendo doado para algumas instituições. “Nossa prioridade agora é atender a demanda do Huop. Lá estamos enviando 76 litros de álcool gel 70% por semana”, finaliza.

Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.