7ª edição da Nipofest transforma Cascavel em um pedacinho do Japão
Com entrada gratuita, evento reúne gastronomia típica, arte, tecnologia, danças e atrações para todas as idades no Centro de Eventos da cidade.

Cascavel está vivendo um fim de semana especial com a realização da 7ª edição da Nipofest, uma das maiores celebrações da cultura japonesa fora dos grandes centros do Brasil. O evento começou neste sábado (3) e segue até domingo (4), no Centro de Convenções e Eventos, com entrada gratuita. A expectativa é que mais de 25 mil pessoas passem pelo local durante os dois dias de festa.
Com mais de 30 atrações culturais, a Nipofest é um verdadeiro mergulho na cultura nipo-brasileira. O público pode participar de oficinas de origami, mangá, pixel art, ikebana (arranjos florais) e shodô (caligrafia japonesa), além de conferir shows, danças típicas como o Bon Odori e o Matsuri Dance, apresentações de taikô (tambores japoneses), concursos de cosplay, quiz, batalhas de K-pop e muito mais.
A abertura oficial aconteceu com presença de autoridades e representantes da comunidade japonesa. Ainda no primeiro dia, o destaque ficou por conta da eleição inédita da Miss Nipofest.
Além das atrações culturais, a praça de alimentação é um show à parte. Comida típica japonesa feita com receitas tradicionais, como o famoso yakisoba da ACEC, é um dos grandes atrativos do evento. Serão mais de 4 mil porções servidas, além de pratos como sukiyaki, sushi, temaki, sashimi, lamén, tempurá e doces como moti e manju. Para agradar todos os gostos, também há opções como hambúrgueres, pizzas, espetinhos e sobremesas inusitadas como marshmallow na brasa com sorvete.
A estrutura da Nipofest foi pensada para toda a família. O evento conta com uma feira temática com mais de 60 expositores que movimentam a economia local, oferecendo produtos como kimonos, itens de papelaria, cosméticos coreanos, espadas decorativas, utensílios asiáticos, brinquedos, colecionáveis e artesanato. Também há espaço kids, ambientes climatizados, área de descanso e acessibilidade.
Organizada pela ACEC (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel), a Nipofest conta com apoio do Consulado Geral do Japão em Curitiba, incentivo do Ministério da Cultura via Lei Rouanet e parceria da Itaipu Binacional e do Comtur. O festival foi criado em 2013, inicialmente na Praça da Catedral, e desde 2016 acontece no Centro de Eventos.
Este ano, a celebração é ainda mais especial, pois marca os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, firmado em 1895, um marco da imigração japonesa no país. Para o coordenador Vander Matsumoto, o evento é um legado cultural que conecta gerações: “Trabalhamos muito para oferecer o melhor da nossa cultura a todos os visitantes. É um evento feito por voluntários e com gostinho familiar, que honra nossos antepassados e deixa um legado para nossos filhos e netos”.
Mais Lidas
Publicidade