05 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Polícia Federal desmantela quadrilha que aplicava golpes com “chupa-cabra” em caixas eletrônicos de Cascavel

Operação Card Trapping mira grupo que causava prejuízos de até R$ 100 mil a clientes de bancos...

Polícia Federal desmantela quadrilha que aplicava golpes com “chupa-cabra” em caixas eletrônicos de Cascavel
Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (05) a Operação Card Trapping em Cascavel, no Paraná, com o objetivo de desmontar uma associação criminosa especializada em fraudes bancárias. Os golpistas utilizavam dispositivos conhecidos como “chupa-cabra” para reter cartões de clientes em caixas eletrônicos e, com isso, obter dados pessoais e bancários de forma fraudulenta.

O nome da operação faz alusão à estratégia usada pelos criminosos. “Trapping”, em inglês, significa “armadilha” ou “captura”, e descreve com precisão o método do grupo: os dispositivos eram instalados propositalmente para prender o cartão no terminal, dando a impressão de uma falha técnica.

A fraude se completava com a abordagem de um dos membros da quadrilha, que se apresentava como funcionário da agência ou uma pessoa prestativa disposta a ajudar. A vítima era então instruída a ligar para um número 0800 falso, colado no próprio terminal ou em local visível nas proximidades. Ao ligar, era atendida por outro integrante do grupo, que simulava uma central de atendimento bancário e solicitava informações sigilosas.

Segundo a Polícia Federal, em alguns casos, os prejuízos ultrapassaram os R$ 100 mil. Na operação de hoje, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em dois endereços ligados ao principal investigado, suspeito de se passar por cliente no momento dos golpes.

As investigações seguem em andamento para identificar outros integrantes da organização criminosa e aprofundar a apuração sobre o alcance das fraudes.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/PF

Tags:



Mais Lidas

Publicidade