7ª Nipofest supera expectativas e reforça legado rumo a 2026
Maior mostra da cultura japonesa do interior do Paraná se despede com impacto cultural, acolhimento do público e reconhecimento governamental...

A sétima edição da Nipofest foi encerrada na noite de ontem (4) com a certeza de que a semente plantada ainda em 2013 não apenas vingou, como já dá frutos fortes e visíveis. Com estrutura robusta, crescimento de público e engajamento de novos apoiadores, a Nipofest se consolida como um dos eventos culturais, econômicos e de turismo de experiência mais expressivos do interior do Paraná. Uma conquista que já projeta um novo desafio para 2026.
“Batemos todos os recordes, fomos além das expectativas e realizamos o sonho de, mais uma vez, presentear Cascavel e região com uma verdadeira imersão na nossa cultura”, avalia o coordenador da Nipofest, Vander Matsumoto. “Estamos gratos a todos e, principalmente, à dedicação de cada voluntário e apoiador. Sem essas mãos solidárias, nada disso teria sido possível”, continua.
Com mais de 30 atrações e a presença de 60 expositores, a edição 2025 marcou um salto na organização e no alcance. Foram dois dias intensos que ofereceram ao público uma experiência única da cultura japonesa, com toda sua tradição e contemporaneidade, da gastronomia típica às danças e músicas, passando por tecnologia e tendências.
“As lideranças também compareceram, viram o potencial turístico e econômico do evento. Certamente, o apoio do poder público e de parlamentares reforça nosso papel de continuar difundindo a cultura de nossos antepassados e movimentando a economia local”, pontua Matsumoto. Durante a cerimônia de abertura, no sábado (3), autoridades municipais, estaduais e nacionais reforçaram a importância da cultura japonesa para a história e o desenvolvimento da região, além de assegurar reforço orçamentário para a próxima edição. “Estamos determinados a dar continuidade ao legado”, garante o coordenador.
Um evento para a família
Além do reconhecimento institucional, a Nipofest também se consolidou na conexão com o público. Famílias inteiras circularam pelo Centro de Convenções e Eventos, encantadas com a ambientação e a diversidade cultural.
Oficinas gratuitas culturais, apresentações artísticas e espaço para a liberdade de expressão foram alguns dos pontos altos, além da inédita escolha da Miss Nipofest. A programação, cuidadosamente pensada para todas as idades, aproximou gerações, diferentes culturas e fortaleceu vínculos.
“Foi emocionante ver crianças, jovens e idosos encantados com cada detalhe, desde o taikô até o origami, e a originalidade dos cosplayers. Preservar, ensinar e compartilhar nossa cultura de forma acessível é motivador”, reforça o vice-presidente da ACEC (Associação Cultural e Desportiva de Cascavel), Adriano Hoshi.
Sobre a Nipofest
A Nipofest é realizada pela ACEC com apoio institucional do Consulado Geral do Japão em Curitiba e incentivo do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. Conta ainda com o apoio da Itaipu Binacional, do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Cascavel), da Prefeitura Municipal de Cascavel e de vários parceiros público-privados.
Para 2026, a ideia é expandir ainda mais a estrutura, diversificar as atrações e potencializar as parcerias institucionais e comerciais. “A sétima edição deixou um gostinho de quero mais. Por ora, de coração, fica o nosso ‘Doumo arigatou gozaimashita’, a forma mais sincera do povo japonês dizer: Obrigado, Cascavel!”, finaliza Hoshi.
Mais Lidas
Publicidade