09 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

OAB Cascavel integra o Maio Amarelo e reforça compromisso com a vida no trânsito

Campanha segue até o fim do mês com ações educativas em pontos estratégicos da cidade...

OAB Cascavel integra o Maio Amarelo e reforça compromisso com a vida no trânsito
Divulgação

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel), mais uma vez, está entre as instituições engajadas na campanha Maio Amarelo 2025, em Cascavel. A mobilização internacional tem ampla programação educativa durante todo o mês, visando à segurança e à vida no trânsito. Este ano, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha alerta para os perigos do excesso de velocidade e incentiva uma cultura de respeito e responsabilidade nas vias públicas, sejam ruas ou rodovias.

A programação teve início segunda-feira (5) na Câmara de Vereadores, em ato que reuniu representantes da sociedade civil e autoridades ligadas à segurança viária. A Ordem foi representada pela presidente da OAB Cascavel, doutora Silvia Mascarello Massaro, pelo presidente da Comissão de Trânsito da Subseção, Paulo Buarque de Souza, e pelo advogado Juliano Ricardo Tolentino, representante da Caixa de Assistência dos Advogados.

Segundo a doutora Silvia, o envolvimento da OAB Cascavel reforça o protagonismo da advocacia nas pautas de interesse coletivo. “Estamos comprometidos com a vida. Estar ao lado de instituições como a Transitar, a PRF, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e os demais parceiros nesta mobilização é reafirmar nosso papel social, promovendo uma cultura de responsabilidade individual e coletiva no trânsito, abrangendo todos os que estão circulando/utilizado a via, seja pedestre, ciclista, motociclista, automóveis e outros equipamentos de mobilidade”.

Pauta urgente

De acordo com o advogado Paulo Buarque, que lida com o tema trânsito diariamente, o Maio Amarelo é uma pauta urgente de saúde pública, motivada pelos altos índices de imprudência e sinistros. 

“Trabalhar pela segurança viária é proteger vidas, famílias e histórias. A Comissão de Trânsito da OAB participa ativamente da campanha desde o planejamento, atuando ao lado de órgãos de segurança e parceiros. Nosso papel também é educativo e jurídico, incentivando o respeito às normas e aos demais usuários da via pública”, destaca.

Um mês de alerta

Representado pela cor amarela, de alerta, o mês tem ampla programação, da qual a OAB participa, com suporte em palestras, ações educativas com diferentes públicos, simulações de acidentes, e atividades em bares, rodovias e locais de grande circulação, principalmente de motoristas. 

“É uma campanha de empatia. No trânsito, cada escolha importa. E a OAB está presente para reforçar que o Direito de Trânsito também é preventivo, cidadão e comprometido com a vida”, completa Paulo.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Tags:



Mais Lidas

Publicidade