28 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Cascavel recebe curso gratuito de Técnico de Som voltado ao setor cultural

Com aulas teóricas e práticas, os inscritos terão a oportunidade de aprender sobre diversos aspectos de sistemas de som..

Cascavel recebe curso gratuito de Técnico de Som   voltado ao setor cultural
© Mirna Bazzi

Aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Lei Aldir Blanc, o curso “Técnico de Som: Qualidade e Sustentabilidade”, produzido pela Dali Projetos Criativos, chega a Cascavel no dia 26 de maio, coordenado e ministrado por Luiz Maurício Bucholdz, professor do SENAI Ponta Grossa por 30 anos. As aulas acontecem no período da noite no Teatro Municipal Sefrin Filho, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel. As inscrições ainda estão abertas. 

A qualificação é gratuita e dirigida a pessoas que tenham interesse em atuar em produções do setor cultural. Em carga horária total de 50 horas, os alunos irão adquirir conhecimentos teóricos e práticos acerca dos fundamentos do som, uso e montagem de mesa de som, leitura de projetos sonoros, tipos de equipamentos de áudio, técnicas de mixagem, microfonação e mais, recebendo certificação. Serão fornecidos equipamentos, materiais e treinadores, para garantir um aprendizado efetivo, com o manejo seguro das ferramentas utilizadas na área. Um dos enfoques também será a sustentabilidade no meio técnico.

Luiz Vinícius Taborda, professor do curso, conta que adquirir conhecimento sobre um único tema, como o áudio, pode possibilitar atuação em variadas áreas culturais. “O público-alvo desse curso são todas as pessoas que têm interesse em entrar no mundo do áudio, que é muito amplo. A gente consegue trabalhar desde com o teatro, shows, eventos, até em estúdios, audiovisual, cinema… são muitas áreas com um único conhecimento”, incentiva o professor, que também é técnico de som, músico e produtor fonográfico. 

Juliana Tonin, que atua no Núcleo Regional de Cultura de Cascavel, defende que a profissionalização dos agentes culturais é uma carência do mercado. “Existem demandas técnicas que somente quem está dentro de uma produção artística pode entender. Agora que temos mais investimentos na área, é importantíssimo que os trabalhadores da cultura se profissionalizem para suprir essa demanda”. 

Luiz Vinícius reforça que o curso é uma oportunidade imperdível aos interessados. “Oferecer um curso que tem uma demanda tão grande no mercado, de maneira gratuita, é um feito grande para nosso Estado e para as cidades que o receberão”, aponta o produtor.

O curso já passou por Londrina e tem agenda prevista para mais 6 cidades, além de Cascavel: Curitiba, Guarapuava, Francisco Beltrão, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa. Para participar, é preciso ter idade mínima de 16 anos e ensino médio concluído ou em andamento. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal.

Informações sobre o curso

Período: 26 de maio a 06 de junho

Turno: Noturno

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho - Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel | Rua Rio de Janeiro, 905 – Centro

As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqCq5p4y_iDnK4DVDRs6S5fFycDluQGjF78Bpdm3KbgWmfjg/viewform

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Mirna Bazzi



Mais Lidas