28 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Dia Nacional do Combate ao Glaucoma mobiliza ação de conscientização no Catuaí

Em parceria com o Hospital de Olhos, a Liga Acadêmica de Oftalmologia da Unioeste promoveu exames gratuitos no Catuaí Shopping Cascavel

Dia Nacional do Combate ao Glaucoma mobiliza ação de conscientização no Catuaí
Divulgação

Mundialmente, mais de 7.7 milhões dos casos de cegueira e deficiência visual são causados pelo glaucoma, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença é uma das principais causas da perda irreversível da visão, e raramente manifesta sintomas.

Segundo dados da OMS, crianças com deficiências visuais severas e irreversíveis podem ser acometidas com o desenvolvimento tardio de habilidades motoras, linguísticas, emocionais, sociais e cognitivas. Além disso, a perda significativa da visão pode contribuir para dificuldades de empregabilidade, isolamento social, maior risco de quedas e fraturas, entrada precoce em casas de repouso e asilos, depressão e ansiedade.  

O Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, 26 de maio, marca um momento de conscientização sobre a importância de exames oftalmológicos realizados com frequência.  A cegueira causada pelo glaucoma, degeneração progressiva do nervo responsável por levar as imagens do olho ao cérebro, não tem cura. Contudo, com o diagnóstico precoce, a doença pode ser controlada e a perda da visão, prevenida. 

Conscientização e prevenção: ação promoveu exames gratuitos no Catuaí

Para o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, a Liga Acadêmica de Oftalmologia da Unioeste, em parceria com acadêmicos de medicina da Faculdade Assis Gurgacz e com o Hospital de Olhos de Cascavel, promoveu uma ação de conscientização e disponibilização de exames gratuitos, supervisionados pelos médicos glaucomatólogos de diversas clínicas oftalmológicas da cidade. A ação aconteceu no sábado (24), no Centro Médico do Catuaí Shopping Cascavel. 

“O que o paciente perde da visão com o glaucoma, nós não podemos devolver”, explica a Dra. Sarita Camargo, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel. A equipe de profissionais especialistas e residentes do Hospital esteve responsável pela aplicação de triagem com medida da pressão ocular e a avaliação do fundo de olho, testes que podem indicar as fases iniciais da doença que é, muitas vezes, assintomática. Camargo ainda afirma que o evento realizado no Catuaí faz parte de uma iniciativa de “busca ativa por possíveis pacientes e doentes”, contribuindo para a prevenção do avanço do glaucoma em pessoas nas quais a doença ainda não foi diagnosticada. 

Maria Eduarda Sarolli, vice-presidente da Liga Acadêmica de Oftalmologia da FAG, conta que os testes de triagem realizados em eventos como esse são capazes de identificar alguma condição ou fator de risco que mostre a necessidade do paciente procurar um atendimento especializado. A aluna do sétimo período de Medicina explica a função dos estudantes na ação: “nós, acadêmicos da FAG e da Unioeste, estávamos auxiliando, coletando os dados dos pacientes, chamando a população, e aprendendo com os profissionais presentes”. 

Maria Eduarda afirma que “estar em contato, poder aprender com profissionais excepcionais, excelentes, com muita vontade e generosidade para ensinar, é muito bom e proveitoso. Eles vão nos ensinando, e nós vamos entendendo se é ali mesmo que queremos estar. Durante a ação, compreendemos mais sobre a oftalmologia e sobre o glaucoma, que é uma doença bem prevalente e importante”. 

Bruno Eiki Kono Shimomura, presidente e fundador da Liga Acadêmica de Oftalmologia da Unioeste (LIOFT), declara que “participar de eventos como esse permite que recebamos um aprendizado que vai além do ensino em sala de aula”. Responsável pela organização da ação, Bruno conta que “foi muito gratificante ver o evento dar certo depois de todo o esforço na organização.  Conseguir atender a população com êxito e ver todos os pacientes satisfeitos com o atendimento foram resultados de um trabalho organizado minuciosamente”.

A ação foi organizada pela LIOFT e pelo Dr. César Brassanin, Coordenador do Curso de Oftalmologia da Unioeste. Bruno Shimomura sempre se interessou pela Oftalmologia e agradece os médicos e assistentes pelo sucesso do evento que, além de conscientizar a população, ensinou os acadêmicos sobre processos e exames oftalmológicos:  “devemos agradecer o apoio de todos os envolvidos. Com muita paciência e carinho, todos eles nos explicaram com calma o funcionamento do equipamento e a interpretação dos testes. Acredito que essa interação foi extremamente proveitosa e vai ficar marcada pra sempre". 

Stéfani Scarpato, gerente de marketing do Catuaí Shopping Cascavel, destaca a importância da parceria entre o empreendimento e instituições de saúde: “receber uma ação como essa em nosso espaço reforça o compromisso do Catuaí com a promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Ficamos muito felizes em apoiar iniciativas que, além de conscientizar sobre uma doença tão séria como o glaucoma, oferecem um serviço essencial de forma gratuita e acessível para a população.”

Sobre o Catuaí Shopping Cascavel

Inaugurado em novembro de 2024, o Catuaí Shopping Cascavel é o maior centro comercial do Oeste do Paraná. Com administração própria, o Catuaí conta com 83 mil m² de área construída e 42 mil m² de Área Bruta Locável, reunindo mais de 280 operações. O Shopping destaca-se pelo conceito “one-stop destination”, apresentando soluções que vão além do varejo tradicional, como Centro Médico, academia, supermercado, cinema com salas modernas, Pet Park, Espaço Kids, Centro de Ensino e muito mais.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Tags:



Mais Lidas

Publicidade