Diretores do Mapa prestigiam o Impulso Day Suinocultura
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recepcionou a comitiva do Mapa liderada por Raul Amaducci, diretor de Superintendências Regionais, e pela superintendente regional do Paraná..

O Ministério da Agricultura e Pecuária reforçou seu compromisso com o campo ao participar, na quarta-feira, 4, do Impulso Day de Suinocultura, promovido pela Coopavel no Espaço Impulso, com apoio do Parque Tecnológico Itaipu e parceiros. O evento técnico reuniu mais de 200 participantes, entre produtores, técnicos, estudantes, representantes de empresas do setor e líderes do agronegócio regional.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recepcionou a comitiva do Mapa liderada por Raul Amaducci, diretor de Superintendências Regionais, e pela superintendente regional do Paraná, Juliana Bianchini. A visita, segundo Raul, reforça a importância de estreitar laços com os produtores. “Estar presente em eventos como esse permite compreender a realidade do campo e alinhar políticas públicas às necessidades do setor, especialmente diante das exigências crescentes do mercado internacional”, destacou.
Juliana disse que a qualificação contínua é o caminho para fortalecer a imagem do Brasil no exterior. “A capacitação técnica eleva a qualidade da produção e contribui diretamente para a sanidade e a competitividade da cadeia suinícola brasileira”. Entre as apresentações mais esperadas do evento esteve a da médica-veterinária Sarah Antunes, gerente de vendas da Alltech, que abordou o impacto da ambiência no bem-estar animal e nos resultados zootécnicos.
A veterinária explicou que genética, nutrição e tecnologia estão em níveis avançados no Brasil, mas que o ambiente em que o animal é criado é decisivo para a expressão de seu potencial. “Aumento de temperatura gradual, com impacto no conforto térmico dos animais, lotação, densidade da baia, fornecimento de água, concentração de amônia, qualidade do ar e manejo de vacinas, para citar alguns, exigem cuidados especiais, porque todos são fontes potenciais de estresse”, pontuou ela. Sarah defendeu uma comunicação mais assertiva com o consumidor, destacando os avanços do setor nos últimos anos.
Ciclo da água
Outro ponto importante do Impulso Day Suinocultura foi trazido por Abrahão Carvalho Martins, da American Nutrients, que falou sobre Mergulhando na qualidade da água, reforçando a importância desse recurso na suinocultura de alto rendimento. Esse é um elemento imprescindível para o bem-estar dos suínos, já que a composição corporal é 70% água. Abrahão destacou boas práticas de manejo hídrico, desinfecção e programas que ajudam a evitar perdas e melhorar os resultados nas granjas.
Vanguarda
O presidente Dilvo acompanhou toda a programação e elogiou a qualidade técnica do evento. Para ele, iniciativas como o Impulso Day possibilitam que o Brasil continue na vanguarda mundial da produção de proteína animal. “A inovação e o conhecimento são caminhos irreversíveis para quem quer crescer e competir globalmente”, complementa o gerente do frigorífico de suínos da Coopavel, Mauro Turchetto.
O coordenador do Espaço Impulso, Kleberson Angelossi, explicou que o foco do evento foi o manejo estratégico para melhorar a performance dos plantéis, observando inovações e tecnologias. A programação técnica contou com a participação também do professor e engenheiro Hélio Gomes de Carvalho, que falou sobre Produtor rural 4.0: Desafios e oportunidades na suinocultura, abordando o papel da tecnologia no campo e a transição para modelos mais conectados e eficientes, da gestora técnica da Embio, Patricia Schumacher Teixeira, que apresentou a palestra Biotecnologia a favor da sanidade animal.
E mais: Yoichiro Sasaki, da Sansuy, mostrou como a parceria com a Oekobit impulsiona a geração de biogás e biometano, energias limpas com grande potencial para o campo; Eduardo Bortoleto, do Itaipu Parquetec, abordou o tema Inovação e intraempreendedorismo; Rosiel Moreira Cavalcante Filho, da Agroceres PIC, trouxe insights sobre o Potencial de desempenho genético que a Coopavel utiliza/alimentação e o veterinário da Cargill, Henrique Rodrigues, falou sobre Alta performance na suinocultura - Inovação e eficiência na busca de resultados.
Mais Lidas
Publicidade