Receita Federal apreende 5 mil litros de azeite contrabandeado em Lindoeste, no oeste do Paraná
Mercadoria avaliada em R$ 400 mil tinha como destino o estado de São Paulo..

A Receita Federal apreendeu cerca de 5.000 litros de azeite de oliva estrangeiro sem documentação legal na manhã do dia 15 de junho de 2025, durante uma operação conjunta com a Polícia Federal e a Polícia Militar do Paraná, no município de Lindoeste, próximo à fronteira com a Argentina.
A ação, que teve início por volta das 8h, foi resultado de trabalhos de inteligência e investigação. O produto, avaliado em aproximadamente R$ 400 mil, era transportado em um caminhão que seguia em direção ao estado de São Paulo.
Durante a abordagem, os agentes constataram que o carregamento não tinha comprovação de importação regular. O motorista do veículo apresentou documentos, mas não foi possível confirmar a autenticidade e a legalidade das informações no momento. Ele foi qualificado e liberado, enquanto o caminhão e a carga foram apreendidos e encaminhados ao depósito da Receita Federal em Cascavel.
No dia seguinte, 16 de junho, uma análise mais detalhada confirmou que o azeite era de origem estrangeira e havia ingressado no país por meio de contrabando.
A Receita Federal destacou que atua de forma contínua para combater a entrada de produtos ilegais no Brasil, que além de não recolherem os impostos devidos, podem representar riscos à saúde da população e ao meio ambiente.
Mais Lidas
Publicidade