sexta-feira, 27 de junho de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

CPI vai investigar possíveis falhas em casos de violência sexual em escolas e CMEIs de Cascavel

Comissão foi oficialmente formada nesta sexta-feira (21) e terá reuniões semanais para apurar denúncias e responsabilidades..

Luiz Felipe Max

Foi oficialmente instalada nesta sexta-feira (21) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar possíveis irregularidades em processos administrativos relacionados a casos de violência sexual em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas da rede municipal de Cascavel. A definição dos membros e dos cargos da comissão ocorreu durante a manha na Câmara de Vereadores.

A CPI será composta pelos vereadores Everton Guimarães (PMB), que assumiu a presidência da comissão, Hudson Moreschi (Podemos), Dr. Lauri (MDB), Valdecir Alcantara (PP) e Contador Mazutti (PL).. A secretaria da comissão ficará sob responsabilidade de Mazutti. As definições foram aprovadas de forma unânime pelos integrantes.

Durante a primeira reunião da comissão, os vereadores já deliberaram os primeiros requerimentos, solicitando a cópia integral de dois documentos-chave: o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e a sindicância relacionada ao caso. Esses documentos serão analisados antes da convocação de quaisquer testemunhas.

A escolha dos membros da CPI respeitou a proporcionalidade dos blocos partidários da Câmara, com cada bloco indicando um representante. Embora alguns vereadores tenham assinado o pedido inicial da CPI, a composição final seguiu critérios regimentais de representatividade por blocos.

As reuniões da comissão acontecerão, inicialmente, às sextas-feiras, às 14h, podendo haver encontros extraordinários conforme a necessidade das investigações. Entre os principais objetivos da CPI estão esclarecer os motivos da demora na atuação dos órgãos competentes, analisar o afastamento de servidores suspeitos e verificar se houve negligência na condução dos processos.

O foco da comissão será técnico e ético, com o compromisso de garantir a transparência e a responsabilidade na apuração dos fatos. Os vereadores destacaram que o trabalho será feito com seriedade, ouvindo os envolvidos e analisando os documentos com atenção, buscando justiça e propondo medidas que evitem a repetição de situações semelhantes no futuro.

O relatório final da CPI, que terá prazo de 120 dias para ser concluído — podendo ser prorrogado por mais 30 dias —, será votado na Câmara e encaminhado ao Ministério Público, caso sejam identificadas irregularidades ou omissões por parte de servidores ou autoridades.

Luiz Felipe Max

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.