01 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Prefeitura de Cascavel prepara novo edital para coleta e limpeza urbana

Serviço segue em Cascavel. Contrato emergencial garante continuidade até que nova licitação esteja finalizado

Prefeitura de Cascavel prepara novo edital para coleta e limpeza urbana
Divulgação

A Prefeitura de Cascavel está elaborando um novo edital para a licitação da coleta e limpeza urbana do Município. O objetivo é concluir o novo modelo de contrato até o segundo semestre deste ano, para dar início ao processo de licitação ainda no início de 2026. Até lá, os serviços seguem garantidos por meio de contrato emergencial com a atual empresa responsável, cujo contrato será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (1º). Desta forma, os cascavelenses podem ficar tranquilos, uma vez que o serviço está assegurado. 

O novo modelo está sendo construído por uma comissão multidisciplinar focada neste trabalho tratado como prioridade pelo governo municipal, com participação das secretarias do Meio Ambiente, PGM, IPC, Planejamento e Finanças. A comissão, inclusive, tem se reunido com frequência, inclusive teve nova reunião nesta segunda-feira (30), na sede da Sema, para dar mais celeridade no processo. A proposta é modernizar o contrato, incluir novos serviços e garantir mais eficiência na limpeza pública.

A secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio, explica que a equipe trabalha na estruturação do termo de referência, na definição dos serviços e na estimativa de custos. "Estamos desenhando o novo contrato com base nas necessidades da cidade. A ideia é manter os serviços já existentes e incluir dois novos: a compostagem e os pontos de entrega voluntária para resíduos da construção civil de pequenos geradores, de até um metro cúbico e somente para pessoas físicas. A próxima etapa será o levantamento de custos para, em seguida, apresentar a proposta ao prefeito", detalha.

O contrato terá validade inicial de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Durante reunião com a comissão, o prefeito Renato Silva reforçou a importância de planejar um modelo eficiente e sustentável. "Essa comissão foi nomeada para discutir o próximo contrato do lixo, que é um tema importante e complexo. Precisamos avançar, melhorar ainda mais a limpeza urbana e cuidar do nosso ambiente, das águas, dos resíduos sólidos. Tudo será discutido ponto a ponto para buscar mais qualidade, menor custo e conforto ao contribuinte", observa.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas

Publicidade