Meio Ambiente inicia trabalho técnico para proteger os parques ambientais de Cascavel
Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Inovação da Unioeste e o Município de Cascavel firmaram parceria para gerenciar as Unidades de Conservação em seis parques..

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou os trâmites para o diagnóstico e elaboração do Plano de Manejo dos Parques Lineares e Áreas de Preservação Ambiental, na Área Urbana de Cascavel. A secretária, Beatriz Gentelini Bertoglio, recepcionou o grupo de trabalho que iniciará as atividades em reunião, nesta quarta-feira (2), na Sema. Serão contemplados os parques: Santa Felicidade, Morumbi, Floresta, Santa Cruz, Vitória e Tarquínio.
A Unioeste, através da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Inovação, será a responsável pela condução das atividades para a documentação técnica de cada um dos parques. O grupo de trabalho é formado pelas engenheiras florestais, ambientais e bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do corpo administrativo, além dos representantes da Unidade de Coordenação do Programa de Desenvolvimento Urbano do Município (UCP).
O Plano de Manejo é uma ferramenta indispensável para garantir que os espaços dos parques sejam geridos, protegidos e utilizados de forma sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida urbana e a conservação ambiental. Com isso, o Município atenderá ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação constituído em Lei Federal que estabelece critérios e normas para criação, implementação e gestão dessas unidades ambientais.
“A solidez, a capacidade técnica e a pesquisa de extensão da Unioeste mostra que a parceria do Município de Cascavel com a Unioeste trará o objetivo principal dessa ação do grupo de trabalho: documentar nossos parques e garantir que todos nós sejamos responsáveis em cuidar, zelar e proteger as áreas verdes dessas unidades”, observa a secretária.
Mais Lidas
Publicidade