03 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Inovação transforma percepção de empresários em projeto da Acic

Segunda edição da Jornada de Inovação engajou núcleos setoriais e mostrou resultados práticos na construção de uma cultura inovadora

Inovação transforma percepção de empresários em projeto da Acic
Divulgação

A inovação foi o tema central da reunião da diretoria da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) na manhã desta terça-feira, 2. O destaque foi a apresentação dos resultados da segunda edição da Jornada de Inovação, realizada com a participação de seis núcleos do Programa Empreender. A exposição dos dados e avanços foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Inovação, Melina Melito.

Com base no sucesso da primeira edição, realizada em um único dia no ano passado, a jornada de 2025 foi ampliada e estruturada em uma trilha com etapas progressivas. Os núcleos de Indústria Criativa, Corretores de Seguros, Moda, Acic Mulher, Agências de Viagens, Consultoria de Imagem e Estilo e Consultoria e Treinamento participaram ativamente. O Sebrae e o AcicLabs também deram suporte estratégico à iniciativa.

Segundo Melina, o objetivo da jornada foi oferecer ferramentas e conhecimentos práticos para que a inovação se torne um hábito entre empreendedores e profissionais, estimulando negócios mais sustentáveis. O consultor do Sebrae, Marcos Ambrósio, reforçou a importância do projeto ao lembrar que mais de 90% das startups brasileiras encerram atividades nos primeiros anos. “A cultura da inovação pode ser o diferencial que garante a sobrevivência das empresas”, disse.

A trilha da jornada incluiu etapas como ideação, estruturação de modelos de negócios e transformação digital. Foram desenvolvidas cinco soluções para desafios reais, avaliadas por um júri técnico. A solução vencedora foi a Culttech, criada pelo Núcleo de Indústria Criativa.

Durante a reunião, comandada pelo vice-presidente Antonio Ruyz, participantes da jornada relataram o impacto positivo da experiência. A consultora Cris Hickmann e Julia Inomata, do Núcleo de Imagem, destacaram o aprendizado e a conexão entre os participantes. Um dos dados mais expressivos apresentados foi o feedback de que 93% dos envolvidos mudaram sua percepção sobre o que é inovar.

Por: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Mais Lidas

Publicidade