18 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Mais 27 advogados do Paraná assumem compromisso público na OAB Cascavel

Solenidade reuniu bacharéis de várias subseções das regiões Oeste e Sudoeste que, a partir de agora, integram oficialmente os quadros da Ordem..

Mais 27 advogados do Paraná assumem compromisso público na OAB Cascavel
Divulgação

Em sessão solene conduzida pela advogada Silvia Regina Mascarello Massaro, presidente da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel), a OAB Paraná recebeu na tarde desta segunda-feira (14) mais 27 advogados em seus quadros. Esta foi a sexta cerimônia de Compromisso Público da Advocacia realizada na sede da OAB Cascavel em 2025 e reuniu bacharéis de Direito das subseções de Cascavel, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu, Tri-Fronteira, Laranjeiras do Sul, Palotina, Toledo, Medianeira e Palmas. 

Silvia presidiu a sessão conforme designação oficial da Portaria Nº 450/2025 da presidência da OAB Paraná, reforçando o papel de destaque da OAB no acolhimento e integração da jovem advocacia em todo o Estado. “Que o juramento de hoje fortaleça atitudes firmes e responsáveis ao longo da carreira de cada um que abraçou esta profissão grandiosa, mas que requer coragem. Sejam bem-vindos ao quadro da OAB Paraná”, pontuou, destacando a importância da participação ativa na OAB, com ênfase na união, na qualificação profissional e na ética como pilares da advocacia.

Ao saudar os novos colegas, o vice-presidente da OAB Cascavel, Eduardo Biavatti - atual coordenador do curso de Direito da Univel -, defendeu a ética, a responsabilidade social e o papel das prerrogativas como pilares da atuação independente. “Não são privilégios, mas garantias fundamentais para que possamos exercer nossa missão com coragem e autonomia, sempre em defesa da justiça e dos direitos dos cidadãos”.

Rito de passagem

A cerimônia é uma tradição obrigatória da OAB para marcar a transição oficial dos bacharéis de Direito à advocacia, após a aprovação no Exame de Ordem. Diante de familiares, amigos e padrinhos, os novos advogados prestaram juramento conduzido por Issa Said Mizher Neto, da Subseção Tri-Fronteira, comprometendo-se a atuar com dignidade, independência e ética, respeitando as prerrogativas profissionais e defendendo a Constituição, os direitos humanos e a justiça social.

Em discursos emocionados, também expressaram gratidão, reforçaram o compromisso com a justiça e exaltaram a responsabilidade de exercer uma profissão com propósito. “Ser advogado é assumir a missão de ser a voz de quem não é ouvido, a força de quem está oprimido e o instrumento da justiça em meio às incertezas da vida social”, destacou o advogado William Vidal Vicente da Silva, de Marechal Cândido Rondon.

Tecnologia e inovação

A advogada Laís Bragança Oliveira, de Cascavel, celebrou o sonho realizado após anos de esforço e renúncias, convocando os colegas a abraçar a justiça com dignidade. Laís também foi a primeira a concluir o processo pelo novo sistema digital da OAB Paraná, implantado em julho. “Fiquei surpresa em ter a resposta em poucas horas após a solicitação. É um sistema inovador, intuitivo e que trouxe ainda mais agilidade para nós, novos profissionais”.

Sexto Ano turbinado

A cerimônia de compromisso coletivo também marca o ingresso dos novos advogados no Programa Sexto Ano da OAB-PR, que passou por uma ampliação em 2025 oferecendo suporte aos profissionais nos três primeiros anos da carreira. O programa inclui benefícios como carteira provisória, acesso facilitado aos fóruns via PIN da OAB-PR, descontos e outras vantagens exclusivas.

“É um apoio essencial para quem está começando, pois fomenta a capacitação com cursos, palestras e eventos pensados a partir das demandas reais da jovem advocacia”, ressaltou a diretora da Jovem Advocacia, Juliana Kuhn.

Cuidado e suporte

Igualmente foram apresentados à jovem advocacia os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência aos Advogados (CAA-PR), como  suporte jurídico, cuidados com a saúde física e emocional, programas de lazer, previdência, plano de saúde e diversas iniciativas voltadas à qualidade de vida. “Usem esses recursos. Eles são de vocês”, reforçou o diretor da CAA-PR, Cleverton Cremonese de Souza. “A advocacia é uma profissão nobre, mas desafiadora. Exige preparo, resiliência e equilíbrio. E é justamente para apoiar vocês nessa trajetória que existe a Caixa”, reforçou.

Presenças

Também compuseram a mesa a secretária-geral da Subseção, Eliane Deola da Fonseca; a secretária-geral adjunta, Carla Schons de Lima; o tesoureiro, Josnei Oliveira da Silva; o diretor de Prerrogativas e conselheiro subseccional, Leandro Moratelli Batista.

Ocuparam as cadeiras de honra a conselheira estadual da OAB-PR, Suzana Perboni; a coordenadora do Conselho Subseccional da OAB Cascavel, Amanda Jackeline Kern; a coordenadora do Exame de Ordem da Subseção, Denise de Lima; a presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Aline Bianchi Lopes Garcia; o ouvidor-geral da OAB Cascavel, Carlos Alberto Tanuri Mendes e as representantes dos cursos de Direito, Viviana Bianconi (FAG), Jullyana Monique Vanso Hotz (Anhanguera) e Cláudia Beatriz Schneider Braun (Unipar).

Por: SOT/Assessoria OAB Cascavel - Foto: Divulgação



Mais Lidas

Publicidade